Fundação Cultural Cassiano Ricardo

O Programa de Educação Patrimonial (PEP) é desenvolvido pela Gerência de Patrimônio Histórico (GPH) da FCCR e possui duas linhas de atuação:  o projeto Nas Trilhas Urbanas e os concursos. O GPH desenvolve ações que visam recuperar, restaurar, revitalizar e requalificar bens protegidos.

 

Concurso de Desenho

Realizado anualmente, o concurso tem o objetivo de estimular a divulgação e valorização do patrimônio histórico e cultural da cidade entre os estudantes de escolas públicas e particulares. Podem participar estudantes de 3ª a 8ª série ou 4º a 9º ano. 

 

Nas Trilhas do Parque

Um passeio apresenta a história do parque e do Complexo da Tecelagem Parahyba, bem como conceitos básicos de preservação do patrimônio histórico e ambiental, passando pelas principais edificações ao longo do parque.

Nas Trilhas do Passado

O centro da cidade abriga a maior parte dos bens preservados de São José dos Campos. Entre eles estão a Igreja de São Benedito, a antiga Câmara, o Mercado, as Capelas de São Miguel e Nossa Senhora Aparecida, entre outros. O cenário guarda inúmeras histórias que tiveram grande impacto sobre as mudanças do município desde o início da ocupação urbana, até hoje. Nesta visita, os participantes discutem o desenvolvimento da cidade, baseando-se nos bens preservados que ainda existem na região.

Nas Trilhas do Sanatório Vicentina Aranha

A visita monitorada ao Parque Vicentina Aranha leva os participantes à “fase sanatorial” de São José dos Campos. O antigo sanatório foi inaugurado em 1924 para abrigar tuberculosos em busca de cura. De 1935 até a década de 1970, o município foi considerado uma “estância hidromineral e climática”. O espaço vem sendo restaurado desde 2012. A história do complexo é contada pelos monitores, que apresentam os diversos prédios, fazendo os participantes refletirem sobre as transformações ocorridas na cidade devido a essa fase.

 

Programação FCCR

Links