Fundação Cultural Cassiano Ricardo

A cerimônia de abertura da Bienal do Livro 2013, que acontece na noite desta sexta-feira (1º), no Parque da Cidade (Avenida Olivo Gomes, número 100), em Santana, região norte de São José, contará com a entrega do ‘Prêmio Cassiano Ricardo’ à família da folclorista Helena Weiss.
A homenagem, por meio da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR), é um reconhecimento à contribuição da folclorista para o incentivo à cultura joseense.
A solenidade de abertura da Bienal do Livro, marcada para as 19h, contará com a presença de autoridades e convidados. O evento será aberto ao público às 10h deste sábado (2).
Helena Weiss, homenageada desse ano, foi grande incentivadora nas áreas cultural e social de São José dos Campos. A folclorista foi uma das criadoras da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, do Grupo Piraquara, do Museu do Folclore e do Centro de Estudos da Cultura Popular. Ela faleceu em abril desse ano.
O Prêmio foi criado em 1967 quando instituída a Semana Cassiano Ricardo.
Atrações para todas as idades
Com o tema “Prazer em ler”, a segunda edição da Bienal do Livro vai disponibilizar espaços especiais de interação para a realização de atividades culturais. São quatro ambientes principais: Canto do Conto, Papo Reto, Tenda Cultural e Dedo de Prosa.
O Canto do Conto enfatizará a importância da cultura oral, o Papo Reto será um lugar de diálogo entre visitantes e convidados e a Tenda Cultural, do lado de fora do Pavilhão Gaivotas, será o maior deles.
A Tenda receberá os shows artísticos, lançamento de livros e também abrigará a atração “Dedo de Prosa”, um encontro com grandes autores em uma conversa sobre literatura, visando aproximar criadores e leitores.
O primeiro fim de semana da Bienal, dias 2 e 3, vai reunir grandes nomes, como o músico e compositor Hélio Ziskind e os escritores Sérgio Vaz e Márcia Tiburi. Além disso, o show musical “A olhos nus”, com Zé Miguel Wisnik Trio e Na Ozetti.
A programação completa está disponível no hotsite da Bienal do Livro no portal oficial da Prefeitura.
 

Programação



 

Links