Fundação Cultural Cassiano Ricardo

A obra do poeta Cassiano Ricardo é a grande homenageada neste fim de semana em São José dos Campos com saraus, shows, exposições e feira de troca de livros. Neste sábado (26), a partir das 19h, será aberta a exposição: “Anos 60: Arte e História em São José dos Campos”, no Cine Santana (Avenida Rui Barbosa, 2005).

Documentos, jornais, fotografias e objetos estarão expostos até o dia 10 de novembro, resgatando um momento significativo da cultura joseense, quando foram criados o Conselho Municipal de Cultura, a Semana Cassiano Ricardo e a Biblioteca Pública Cassiano Ricardo, que completa 45 anos de existência.

Em seguida, no mesmo espaço, às 20h, a Cia. Conjunto Disjunto apresenta o espetáculo “Em Terras de Cassiano, Cantar era Preciso”. Pedro Paulo, Banzé, João da Gráfica, Targino e Aluízio, que viveram intensamente o rico movimento cultural de São José dos Campos dos anos 1960 e início dos 70, interagindo inclusive com a obra e a próprio Cassiano Ricardo. Eles cantam e falam de boemia, dos festivais “Sabiá de Ouro” (1969 e 70) e da montagem de peças como Liberdade, Liberdade, de Millor Fernandes e Flávio Rangel. No programa, canções de Vinicius de Moraes, Carlos Lyra, Marcos Valle, Adoniram Barbosa e de Sérgio Ricardo para o filme “Deus e o Diabo na Terra do Sol”, do cineasta Glauber Rocha.

Na Casa de Cultura Flávio Craveiro, no bairro D. Pedro, as pessoas poderão trocar os livros já lidos por outros na 1ª Feira de Troca de Livros neste sábado (26), a partir das 14h. Além de proporcionar o contato com outros amantes da leitura, o evento terá um Sarau Poético Musical Especial, com o grupo Balaio das Artes, que vai incentivar o público a ler poesias.

Sarau também é a atração do Espaço Cultural Clemente Gomes, a partir das 21h30. Com o tema “Cassiano Ricardo é + Pop”, o sarau terá uma releitura contemporânea da poética do escritor joseense, com trabalhos de artistas em diversas linguagens como intervenções visuais, varal poético, performances musicais e cênicas, hip hop e artes visuais em propostas de freqüentadores do centro cultural.

No domingo (27), às 11h, o destaque na programação é o espetáculo musical “A Flauta que me roubaram”, com Joca Freire, no Parque Vicentina Aranha. O artista vai apresentar poemas de Cassiano Ricardo que foram musicados, com a percussão de Kabé Pinheiro, o baixo de Gustavo Sato e a guitarra e a viola de João Marcondes, que também assina os arranjos e a direção musical.

Programação

Sábado (26)
14h
Feira de troca de livros e Sarau poético musical
Casa de Cultura Flávio Craveiro
(Avenida Lênin, 200 - D. Pedro I)

20h
Show musical:
“Em terras de Cassiano, cantar era preciso”
com Cia. Conjunto Disjunto
Cine Santana
(Rua Rui Barbosa, 2005 - Santana)

21h30
Sarau:
“Cassiano Ricardo é + Pop”
Centro Cultural Clemente Gomes
(Avenida Olivo Gomes, 100 – Parque da Cidade)

Domingo (27)
11h
Show musical:
“A Flauta que me roubaram”
com Joca Freire
Parque Vicentina Aranha
(Rua Prudente Meireles de Moraes, 302 – Vila Adyana)

20h
Show Musical:
“Rapsódia sobre um texto de Cassiano”
Com Orquestra Arcos e Cordas Vocais
Santuário São João Bosco
(Rua Aimbiré, 50 - Jardim das Indústrias)
 
 

Programação



Links