Fundação Cultural Cassiano Ricardo

O Grupo Piraquara, da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR), faz as últimas apresentações deste ano do espetáculo “O Vale Encantado do Paraíba”. A primeira será neste sábado (7), no SESC São José dos Campos (Avenida Adhemar de Barros, 999 – Jardim São Dimas) às 16h30. A entrada é gratuita e não é necessária retirada de ingressos.

No próximo dia 15, o grupo estará em Caraguatatuba a convite da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc). O espetáculo será na Praça Dr. Cândido Motta, conhecido como Praça do Coreto, no Centro, às 19h.

Sob a direção geral de Calixto de Inhamuns, "O Vale Encantado do Paraíba" estreou em dezembro de 2012 e já se apresentou em teatros da cidade, na Mostra Joseense de Teatro, e outros eventos culturais.

Durante a peça, o público poderá se divertir e apreciar as músicas, lendas e danças que nasceram da mistura das culturas indígena, afro e europeia. O espetáculo valoriza e divulga as tradições da cultura popular e do folclore da região.

A peça foi inspirada nas danças e músicas que nasceram da mistura das culturas indígena, africana e européia – entre elas a Dança de São Gonçalo, o Jongo, a Catira e o Moçambique –, e também nos contos populares (lendas) – como da ‘Noiva do Banhado’, do ‘Corpo Seco’ e do ‘Túnel do Banhado’.

O Projeto Piraquara foi criado pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR) em 1988 e atualmente é administrado pelo Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP). O projeto quer se firmar como um coletivo de trabalho, onde os objetivos são a formação e a informação do público sobre a cultura popular da região.
 

 

Programação

Links