Fundação Cultural Cassiano Ricardo

Baseado no romance de Machado de Assis, “Memórias Póstumas de Brás Cubas” será exibido no Cine Santana (Av. Rui Barbosa, 2005 – Santana), nesta segunda-feira (29), às 19h. A programação faz parte do projeto Ponto MIS. A entrada é gratuita.

O filme “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, do diretor e roteirista André Klotzel, é uma comédia dramática que conta a história de um defunto autor chamado Brás Cubas, homem que decide reviver os fatos mais importantes de sua vida depois de já ter morrido.

Estrelado por Reginaldo Faria, como Brás Cubas, e Sônia Braga, como Marcela, uma das paixões de Brás, o filme recebeu cinco Kikitos de Ouro no Festival de Gramado e três indicações ao Grande Prêmio BR de Cinema.

Publicado em 1881, o livro Memórias Póstumas de Brás Cubas descreveu ironicamente os privilégios da elite brasileira da época e é considerado um marco para a literatura nacional. Foi com essa obra que Machado de Assis inaugurou a escola literária do realismo no Brasil.

O carioca Machado de Assis foi presidente da Academia Brasileira de Letras por mais de dez anos, escreveu nove romances, diversos contos e crônicas, e é conhecido como um dos principais autores da língua portuguesa.

O Ponto MIS é uma parceria entre o Museu da Imagem e do Som e a Fundação Cultural Cassiano Ricardo. O programa tem o objetivo de difundir as obras audiovisuais para o grande público.

Mazzaroppi – também nesta segunda-feira, mas às 14h, o Cine Santana exibe “Jecão, Um Fofoqueiro no Céu”, que conta a história de um caipira chamado Jecão, um homem humilde do campo que ganha na loteria esportiva e desperta a cobiça de um fazendeiro da região, depois de morto, o caipira acaba se metendo em muitas confusões com seu anjo.

Programação FCCR

Links