Fundação Cultural Cassiano Ricardo

O Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP), com sede em São José dos Campos, dará início este ano a uma pesquisa sobre as Congadas no Estado de São Paulo, que integrará o Inventário Nacional de Referências Culturais (INRC) do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

O trabalho faz parte de projeto que o CECP conseguiu aprovar e homologar junto ao Iphan, por meio do edital de chamamento público 01/2014 – Congadas de São Paulo: Inventário Nacional de Referências Culturais.

A pesquisa tem como objetivo colaborar com a promoção da preservação do patrimônio cultural brasileiro e será realizada em um ano, sob supervisão do Iphan, com quem o CECP firmará convênio.

Os dados também serão disponibilizados às comunidades participantes do inventário.Esta primeira oportunidade de poder atuar em todo o Estado de São Paulo vai trazer muita experiência à instituição, que almeja realizar outras pesquisas e projetos de valorização do patrimônio imaterial com o mesmo alcance.

A utilização da metodologia do INRC e o trabalho com técnicos do Iphan também contribuirão para o aprimoramento dos projetos e ações já empreendidas pelo CECP. Desde 1989 a entidade estuda, pesquisa e fomenta as expressões espontâneas da cultura popular, sempre em diálogo com as propostas da Comissão Nacional de Folclore e da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

O trabalho terá três etapas propostas pela metodologia do INRC: levantamento preliminar, identificação e documentação. A partir delas será produzida uma série de produtos, como:

- Pesquisas bibliográfica/documental e de campo (etnográfica);

- Documentação audiovisual (fotos, vídeos e áudios) do processo de pesquisa e dos bens culturais;

- Encontros e seminários com os detentores e interessados;

- Produção, edição e publicação de um vídeodocumentário (a partir da documentação audiovisual realizada no âmbito da pesquisa) e

- Realização de uma atividade de promoção e visibilidade do patrimônio cultural identificado.

Outras Ações

O CECP já desenvolve outras ações de salvaguarda e as principais ocorrem por meio do Museu do Folclore de São José dos Campos, mantido pela Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Fundação Cultural Cassiano Ricardo.

Entre as ações estão o Projeto Museu Vivo, voltado aos detentores de sabedorias e práticas populares, especialmente nas áreas da arte e artesanato, culinária e música. O projeto fomenta o reconhecimento dos ‘fazedores’ tradicionais, focando o indivíduo e o seu respectivo grupo social.

Outra ação de salvaguarda é a Coleção Cadernos de Folclore, que já reúne 23 publicações focadas em identificar e documentar a cultura popular. As duas últimas, inclusive, destacam ‘fazedores’ participantes do Projeto Museu Vivo. A produção foi realizada pelo CECP por meio de pesquisas de campo na região e pesquisas bibliográficas na Biblioteca do Museu do Folclore.

As ações de pesquisa do CECP também estão presentes na constituição do acervo museológico do Museu do Folclore. Resultado de anos de pesquisa acumuladas, de noções e conceitos amadurecidos e de mobilização de instituições e de grupos de pesquisadores em folclore, cultura popular, museologia, história e antropologia dentro e fora da cidade de São José dos Campos.

Programação FCCR

Links