Fundação Cultural Cassiano Ricardo

 

O clima de Natal já toma conta de São José dos Campos. Ao som de músicas que lembram a data do nascimento do Menino Jesus, a Prefeitura de São José dos Campos inaugurou na noite dessa sexta-feira (28) no Largo São Benedito a decoração natalina, com o apoio da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR).

Em um cenário com uma árvore decorada com arabescos, de 9 metros de comprimento, tendo aos pés a Sagrada Família acompanhada pelos Reis Magos, pastor e ovelha, além de projeções de luzes imitando flocos de neve, que a Banda de Santana deu os primeiros acordes para a festa. No repertório, clássicos de Natal.

“Essas músicas me fazem lembrar o tempo bom que já passou”, comentou a aposentada Helena da Silva Torres, moradora do bairro Alto da Ponte, que saiu de casa para assistir à banda e também ver quais eram as novidades da decoração desse ano.

Para complementar, também houve a apresentação de 40 alunos do coral da Escola Municipal de Ensino Municipal Rosa Tomita, do Jardim São José II. Os estudantes de 7 a 14 anos emocionaram o público com as canções.

Há quatro anos no coral, Natanael Serafim da Silva adora as apresentações de Natal. “É uma data muito especial do ano, porque representa o nascimento de Jesus, eu me sinto gratificado”, disse o estudante de 11 anos, que está no 6º ano.

A decoração se estende para toda a cidade. Ela foi feita por meio de licitação e o investimento final, entre decoração e iluminação na cidade e nos distritos, foi de R$ 252 mil.

Papai Noel com seu trenó, anjos, duendes, presentes, renas, o trio de magos, árvores natalinas, a Sagrada Família e muitas luzes, inclusive com lâmpadas de strobos, enfeitam as ruas e pontos turísticos como o Espaço Mário Covas, a Praça Afonso Pena, a Praça da Matriz, o Parque Santos Dumont, a Orla do Banhado e também nos distritos de São Francisco Xavier e Eugênio de Melo.

Os enfeites já atraem a população para o centro. A dona de casa Fernanda dos Reis, da Vila São Bento, aproveitou o início da noite para levar recordações da cidade iluminada. “Está chamando bastante atenção”, disse ela que tirava fotos com o celular.

A atendente Ana Talita Barbosa foi com o marido e a filha Júlia Maria, de 2 anos, ao Largo São Benedito. “Esse é o primeiro Natal que venho com ela aqui para o centro. Está sendo especial ver minha filha participando de tudo isso”, contou Ana Talita, ressaltando que vai aproveitar muito toda a decoração.

A Urbam também montou uma iluminação especial no reformado Martins Pereira. As quatro torres de holofotes do estádio foram decoradas com luzes azuis e brancas. Os enfeites formam o desenho de árvores de Natal. Uma decoração especial foi instalada na Praça Papa Paulo VI e o jardim da urbanizadora, na Vila Industrial.

Links