Até 1985, a política cultural de São José dos Campos era gerida pelo então Departamento de Cultura da Prefeitura de São José dos Campos. Em novembro daquele ano, devido à grande movimentação da sociedade em prol de uma instituição cultural com maior autonomia, foi aprovada a Lei Municipal nº 3.050, de 14 de novembro de 1985 autorizando a criação da fundação cultural.
No dia 12 de março de 1986, o então Prefeito Robson Riedel Marinho e o Promotor de Justiça da 7ª Promotoria de Justiça – Curadoria de Fundações Dr. Nelson Fernando Camargo de Oliveira compareceram perante o Tabelião do 3º Cartório de Notas e solicitaram a lavratura da escritura de criação da Fundação Cultural de São José dos Campos. Em 20 de março de 1986 a escritura foi registrada no Cartório de Registro de Pessoas Jurídicas.
A partir de 09 de março de 1987, conforme a Lei Municipal nº 3216, a Fundação Cultural de São José dos Campos passa a denominar-se “Cassiano Ricardo”, em homenagem ao seu poeta maior.
Até 1998, a Fundação Cultural atuou por meio de nove comissões municipais das áreas de Arquitetura, Artes Plásticas, Cinema e Vídeo, Dança, Folclore, Fotografia, Literatura, Música e Teatro, que compunham o Conselho Deliberativo da instituição.
A partir de 1998, o Conselho Deliberativo passou a ser composto por 27 titulares e seus primeiros e segundos suplentes, que representam os diversos segmentos da sociedade, como as instituições empresariais e culturais, Câmara e Prefeitura do município, profissionais liberais, igrejas, personalidades de notável saber na área cultural, entre outros. A FCCR também possui um Conselho Fiscal que tem a finalidade precípua de discutir, fiscalizar e sugerir melhorias nas suas contas e submeter as mesmas ao Conselho Deliberativo.
Em sua trajetória, a Fundação Cultural Cassiano Ricardo consolidou importantes ações culturais em âmbito municipal e nacional, nas mais diversas áreas da expressão artística, trabalhando para possibilitar ao cidadão joseense o acesso à cultura, caminho fundamental para o desenvolvimento humano.