Fundação Cultural Cassiano Ricardo


Presépios ficam expostos, até o final de Janeiro, na área externa do Museu do Folclore. / Foto: Divulgação.

Museu do Folclore inicia Ciclo de Natal com abertura do presépio

O Museu do Folclore de São José dos Campos estará em festa neste domingo (5), a partir das 14h, quando dará início ao Ciclo de Natal com a abertura do presépio, de forma presencial. O museu também aproveitará a data para oficializar a abertura da exposição virtual ‘Com quantas histórias se monta um presépio?’, e comemorar 24 anos de criação.

Três Folias de Reis participarão da abertura do presépio: Cia de Reis Esplendor do Oriente, Folia de Reis de Santana e Folia de Reis Bom Jesus do Buquirinha, todas de São José dos Campos. Durante todo o evento será obrigatório o uso de máscara, tanto para os integrantes do museu e das folias, como para o público presente.

A montagem do presépio, este ano, ficou a cargo da joseense Aparecida Donizetti Santana de Souza, 46 anos, e sua família. Ela é integrante da Folia de Reis Estrela de Belém. Em dezembro do ano passado, o presépio também foi montado por alguém da comunidade, mas a abertura aconteceu de maneira virtual pelo Facebook, em razão da pandemia.

O encerramento do Ciclo de Natal e o fechamento do presépio acontecerão no final de janeiro de 2022, quando será realizada mais uma Chegada das Bandeiras, com a presença de um número maior de Folias de Reis. O encontro também deverá ser presencial.

 

Visitas

Depois de aberto no domingo, o presépio poderá ser visitado pela comunidade no mesmo horário de funcionamento do museu: de terça a sexta, das 9h às 17h, e aos sábados e domingos, das 14h às 17h. Como em anos anteriores, o presépio foi montado na área externa do museu, próximo ao prédio das exposições (permanente e temporária).

O Museu do Folclore é um espaço da Fundação Cultural Cassiano Ricardo que funciona no Parque da Cidade desde 1997. Sua gestão é feita pelo CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular), organização da sociedade civil sem fins lucrativos, com sede em São José dos Campos.

 

Museu do Folclore de SJC
Av. Olivo Gomes, 100 – Santana (Parque da Cidade)
(12) 3924-7318 / (12) 3924-7354 – www.museudofolclore.org

 

Publicado: 03/12/2021

 

 

 

 

 

Programação

Redes Sociais

Links