Fundação Cultural Cassiano Ricardo

O publicitário e fotógrafo Rique Fróes abre as exposições de 2014 na Galeria de Artes Helena Calil (Lgo. São Benedito, s/n – Centro) com “Bastiões: soldados da fé”, a partir da próxima sexta-feira (10), às 19h.  Os trabalhos ficarão expostos até 01/2 e podem ser vistos de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h50 e aos sábados, das 9h às 12h50. A entrada é franca.
A abertura será durante a entrega do Prêmio Mestre Cultura Viva, que vai homenagear a atuação de 10 mestres da cultura oral em São José dos Campos.
Estarão expostos 10 painéis de 1,20m por 0,8m, que mostram quem são os bastiões ou palhaços das Folias de Reis. Eles são figuras indispensáveis nesse festejo de origem portuguesa ligado às comemorações do culto católico do Natal, trazido para o Brasil ainda nos primórdios da formação da identidade cultural brasileira, e que ainda hoje mantém-se vivo nas manifestações folclóricas de muitas regiões do país.
A Folia de Reis apresenta um caráter profano-religioso, fazendo parte do ciclo natalino. quando se realizam as comemorações do nascimento de Jesus com várias festividades, ou festejos populares como: Congados, Folia de Reis, Império do Divino, Reinado do Rosário e Pastorinhas.
Nesse ensaio fotográfico realizado durante um encontro de Folias no Parque da Cidade, o fotógrafo Rique Fróes fez um inventário imagético de vestimentas, máscaras e personagens dessa festa. A captura da imagem foi apenas o início do trabalho, ao intervir na imagem original, questões técnicas e experimentais passaram a traçar sentidos retóricos ao ensaio. Essas intervenções geraram assim um percurso narrativo permeado de camadas, texturas e ambiguidades, que potencializam o sentido dessa série fotográfica.
A busca principal é por uma fotografia repleta de tempos, conceitos, ficções e estratégias técnicas, assim como os discursos simbólicos. Uma fotografia que acontece pela matéria do suporte mas que recusa-se a simplificar a percepção do observador.
Rique Fróes é publicitário e dedica-se à fotografia autoral. Teve trabalhos selecionados em diversos concursos fotográficos, no Brasil e exterior. Suas fotos já foram publicadas em diversas revistas especializadas. A pesquisa de novas linguagens e suportes é uma característica na sua fotografia.

 

 

Programação



 

Links