Fundação Cultural Cassiano Ricardo

O Espaço
 
O Espaço Cultural Eugênia da Silva começou a funcionar em 2005,  numa casa pequena no bairro Paraíso do Sol, enquanto era construída uma nova sede no Parque Novo Horizonte. Um ano depois, o novo Espaço foi inaugurado e, em dezembro de 2006, numa homenagem a todas as figureiras da região,  recebeu o nome de Espaço Cultural Eugênia da Silva.
Um dos eventos de grande destaque do Espaço é o Sarau das Artes, que envolve diversas expressões artísticas como poesia, dança, declamação e interpretação de poemas e música, promovendo também, a interação dos alunos.
O Espaço atende cerca de 1.200 alunos e oferece 37 oficinas.
 
 
Quem foi Helena Calil  
 
Helena Calil era uma mulher à frente do seu tempo, uma poeta que pintou quadros, escreveu livros e participou, nos anos 50, do movimento literário “desagregacionismo”, que pregava a nacionalização das artes brasileiras
e o fim das influências européias.
A artista nasceu em 2 de abril de 1932, em São José dos Campos. Aos 18 anos, foi para a França estudar literatura e civilização francesa. Quando voltou ao Brasil, transformou sua casa em um ponto de encontro de artistas.
Helena Calil foi uma das artistas mais atuantes da cidade. Com suas pinturas e poemas, influenciou gerações e se tornou admirada por artistas e apreciadores da cultura. Helena faleceu em dezembro de 2002.
O Espaço presta uma homenagem a Helena Calil, mantendo uma exposição permanente formada por quadros, recortes de jornais que contam sua trajetória e uma estante com um acervo de livros que pertenciam à artista.
 
Oficinas:
Aquarela, Gravura, Desenho, Iniciação em Artes, Plásticas, Pintura Primitivista.
 
 
 
Funcionamento: 2ª a 6ª, das 9h às 18h, aos sábados, das 9h às 13h.
Endereço: Praça Padre João, 34 – Centro
Telefone: (12) 3921-7206
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
CEP: 12.209-200

 

Programação



 

Links