Mestre Jongueiro, Laudení de Souza, do Grupo de Jongo Mistura de Raça, participa de debate sobre a Cultura Negra./ Foto: Divulgação.

Palco das Artes debate sobre a Cultura Negra

Nesta sexta (26), o projeto Palco das Artes realiza uma roda de conversa com o tema “Mês da Cultura Negra”, na Casa de Cultura Eugênia da Silva, na região leste da cidade, com Laudení de Souza, Márcia Cunha, Cristiane Firmiano e Ricardo Vieira. O evento terá transmissão ao vivo pelo canal da Fundação Cultural (youtube.com/fccrsjc), às 15h.

Laudení de Souza é mestre de jongo, função que herdou de seu pai. Márcia Cunha é líder jongueira e faz a produção e gestão de diversos projetos como “Encontro de Jongueiros do Vale”, “Jongo nas Escolas”, entre outros. Em 2002, junto, eles fundaram o Grupo de Jongo Mistura de Raça com o intuito de manter viva a arte do jongo em São José dos Campos, preservando a tradição e compartilhando seus saberes.

Cristiane é natural da Barra do Piraí, mulher preta, mãe de quatro filhos, apaixonada pelo contato com as pessoas e empoderadora de mulheres, contando suas histórias e compartilhando experiências.
Ricardo dedica seus dias à música como orientador de Oficina de Viola Caipira na Fundação Cultural, além de ser professor de educação musical na Fundhas e pesquisador da Música Popular Brasileira, suas raízes e influências.
Juntos, eles discorrerão a respeito da Cultura Negra e sua trajetória levantando questões sobre o lugar do negro em sociedade e debatendo sobre a importância desta cultura para a identidade do Brasil hoje.

Casa de Cultura Eugênia da Silva
Rua dos Carteiros, 110, Novo Horizonte