A Casa de Cultura Eugênia da Silva funcionava desde 2005, em uma casa no bairro Paraíso do Sol. Em dezembro de 2006, foi inaugurado um novo espaço para o desenvolvimento das atividades.
O que oferece
Oficinas em diversas modalidades culturais, exposições e apresentações, além de shows musicais e sessões de cinema.
Quem foi Eugênia da Silva?
Eugênia da Silva nasceu em 7 de junho de 1918, no subdistrito de Eugênio de Melo. Era conhecida como “dona Eugênia Figureira”, graças ao dom que tinha de modelar figuras em barro, que ela aprendeu com a mãe, Francisca Froes, índia da tribo Guaianases do Vidoca.
Eugênia confeccionou treze presépios, com 40 tipos diferentes de figuras, entre elas: São Francisco de Assis e "O Pavão". Na década de 50, sua produção ganhou impulso internacional após ser descoberta pelo folclorista Rossini Tavares de Lima, na época, diretor do Museu do Folclore de São Paulo. Seu trabalho ganhou tanto destaque, que dona Eugênia foi capa da revista francesa “France Aviator”. Suas últimas criações foram maquetes de prédios antigos de São José dos Campos. Faleceu no dia 10 de novembro de 1999, aos 81 anos.
Informações
Horário de atendimento: Segunda a sexta-feira, das 8h às 22h e sábado, das 8h às 17h.
Em janeiro: Segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Endereço: Rua dos Carteiros, 110 – Novo Horizonte - São José dos Campos/SP
Telefone: 3907-8024
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.