Fundação Cultural Cassiano Ricardo


Bruna Prazo participa do Workshop de Composição de Canções, dia 10, no Mês da Música 2021. / Foto: Luiza Folegatti

 

Festival Cancioneiras celebra presença feminina na música

Celebrando a presença das mulheres na música, o Festival Cancioneiras traz diversas atrações ao Cine Teatro Benedito Alves, entre os dias 9 e 27 de novembro. Com realização da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, o evento terá três shows e dois workshops – um em formato presencial e outro virtual, por meio da plataforma zoom.

O festival foi idealizado por Helô Ferreira e Bruna Prado, de forma a oferecer um espaço democrático e inclusivo para as mulheres do cenário musical.

Segundo Helô, o objetivo do Festival Cancioneiras é promover a descentralização da produção cultural, tanto na promoção da produção artística do interior quanto na participação majoritária de mulheres em ofícios dos quais estão geralmente excluídas, como o de direção, composição e produção musicais.

“Procuramos envolver várias artistas da região e convidadas que trarão suas experiências na busca pela valorização da presença das mulheres na música. Esperamos incentivar novos talentos e fortalecer a cena artística local”, destaca Bruna.

Todas as atrações serão gratuitas. Para os shows, os ingressos estarão disponíveis com dois dias de antecedência, com limitação de 50% da capacidade do teatro e seguindo os devidos protocolos sanitários.

Reserve o seu ingresso aqui!

Os workshops já estão com as inscrições abertas, com formulário disponível para o preenchimento através dos links mais abaixo.

 

Programação

Dia 9
19h – Canto é Reza: Workshop de voz com Fabiana Cozza (online, por meio da plataforma zoom)
Inscrições gratuitas aqui - 
40 vagas

Uma das principais intérpretes de sua geração, Fabiana recebeu prêmios como o de melhor cantora de samba (2012) e melhor álbum em língua estrangeira (2019), no Prêmio da Música Brasileira. Em seu workshop, não é necessário ser cantor ou ter qualquer experiência com canto. O objetivo é afetar, despertar e libertar nossos corpos para a canção e seu potencial imaginativo, emotivo, de saúde e bem-estar.


Dia 10

9h – Workshop de Composição de Canções e Acompanhamento no Violão para Cantores com Bruna Prado
Inscrições gratuitas aqui - 
Vagas limitadas, com controle de lotação

Neste workshop, Bruna Prado e participantes escutarão e analisarão canções de cantautoras – artistas que compõem e interpretam suas canções – que marcaram a música popular latino-americana, discorrendo sobre os possíveis caminhos que podem levar o cantor a se tornar também compositor e a ganhar autonomia no estilo voz e violão.


Dia 16
19h – Canção Feminina em Primeira Pessoa
Lívia Barros, Cinthia Jardim, Bruna Prado e Mirella Costa
Esta apresentação reúne as cantoras e compositoras Lívia Barros, Cinthia Jardim, Bruna Prado e Mirella Costa, representantes da produção musical independente do interior de São Paulo, interpretando suas canções.


Dia 17
19h - Cancioneiras do Brasil: um século de música feita por mulheres
Bruna Prado, Helô Ferreira, Ana Teresa Faria, Juliana Rodrigues, Bruna Duarte e Lívia Barros

Neste show, a cantora, compositora e pesquisadora Bruna Prado, junto com Helô Ferreira (violão e guitarra), Ana Teresa Faria (bateria), Juliana Rodrigues (piano), Bruna Duarte (baixo elétrico) e Lívia Barros (coro), interpretam 13 canções que fazem parte da história do país, em um repertório com composições de Dolores Duran, Dona Ivone Lara, Joyce, Rita Lee, Ângela Roro, Tetê Espíndola, Josyara, entre outras.


Dia 27
19h - Donas do Samba: Dona da Rua e Mirella Costa cantam sambas de mulheres
Dona da Rua e Mirella Costa

O espetáculo leva a potência das composições femininas em diferentes momentos da história do samba, apresentando repertório de nomes consagrados como Ivone Lara e Leci Brandão e compositoras menos conhecidas pelo grande público, como Dora Lopes e Elvira Pagã, além das contemporâneas Manu da Cuíca, Marina Íris e Teresa Cristina.

 

Cine Teatro Benedito Alves
Rua Rui Dória, 935 – Centro
(12) 3924-7344 / O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

 Ingresso solidário: 1kg de farinha de trigo ou fubá

*Em atendimento à Resolução SS nº 166, do Governo do Estado de São Paulo, será exigida a apresentação de comprovação de esquema vacinal completo (duas doses ou dose única) ou pelo menos uma dose da vacina com apresentação de resultado negativo de teste para Covid-19 do tipo PCR, realizado até 48 horas ou do tipo antígeno, realizado até 24 horas antes do ingresso no estabelecimento. O uso de máscaras de proteção facial continua obrigatório.

 

Publicado: 05/11/2021

 

Programação

Redes Sociais

Links