Fundação Cultural Cassiano Ricardo


Espetáculo “After Party”  com Guilherme Venâncio dia 4, às 21h / Foto: Jeziel Bueno

 

5° Mostra de Solos Teatrais para todas as idades

O Cine Santana será palco para as lives da 5ª Mostra de Solos Teatrais, promovido pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo. Nos quatro sábados do mês de setembro, dias 4, 11, 18 e 25, os espetáculos serão transmitidos, ao vivo, pelo canal do YouTube.

O objetivo da Mostra é dar espaço para artistas independentes, compartilhar experiências e aproximar o público dos artistas, possibilitando o acesso ao processo de criação teatral e promovendo reflexões diversas sobre os temas abordados. Composto por inúmeros gêneros, a mostra aborda diferentes conceitos, desde os reflexivos até os cômicos.

Todas as apresentações terão a mediação da atriz e diretora de teatro Adriana Marques, que também é palhaça desde 1985. Natural de Campinas (SP), onde desenvolveu boa parte de seus trabalhos artísticos, ela mora em São José dos Campos há 19 anos. Adriana é atriz do Teatro D´Aldeia e integrante do grupo “Los Trancos e Barracos”, que pesquisa a linguagem da palhaçaria.
 

PROGRAMAÇÃO

 Dia 4, às 21h 

After Party
Salomé - Guilherme Venâncio

Após uma noite agitada, ao despertar, Salomé começa a divagar sobre sua vida, sobre encontros e desencontros. Revisitando, em seu reflexo, suas vivências enquanto uma pessoa LGBTQIA+.

Gênero: Comédia
Recomendação Etária: 16 anos
Duração: 50 minutos

Ficha Técnica: Orientação de encenação e direção de produção: Lucilene Dias / Iluminação: Jean Fábio / Trilha Sonora: Lucas Tancsik, Romulo Sacarinni / Operador de Luz: Rachid Severino / Operador de Som: Paulo Cortez / Assistência de Produção: Denilza Souza
 

 Dia 11, às 21h 

Corpo Fechado
Jean Fábio

Antonico das Águas é um viajante que tem a missão de levar a todos a proteção contra "o bicho que mata o homem". Para provar que não é um charlatão, ele conta como se tornou um grande benzedor ao fechar o corpo de um sujeito covarde que, para defender a honra de sua noiva, precisou enfrentar o terrível matador da região.

Grupos: Cia Estado Criativo e Cia na Boca
Gênero: Tragicomédia
Recomendação Etária: 14 anos
Duração: 50 minutos

Ficha Técnica: Direção e Iluminação: Feu Andrade


 Dia 18, às 21h 

Olívia
Dani Majzoub 

Olívia resolve entrar na academia “Smart Finos” e, para encarar o fracasso de pisar na balança, a palhaça promete dedicar-se ao milagre do emagrecimento para alcançar o tão sonhado peso ideal. Porém, ela se depara com alguns medos do passado e ter o corpo padrão pode não ser tão simples assim.

Gênero:  Comédia
Recomendação Etária: 12 anos
Duração: 50 minutos

Ficha Técnica: Produção: Cia Casa de Palhaça / Técnico de som e luz: Miguel Ramos
 

 Dia 25, às 21 h

Paraíba Rio Bonito!
Cláudio Luiz

Paraíba Rio Bonito! É um manifesto poético em defesa do Rio Paraíba do Sul que passeia pelo imaginário popular visitando lugares e personagens do passado para contar essa história de amor, abandono e reencontro com esse rio que, ao longo dos anos, teve e tem papel fundamental na formação da identidade cultural e religiosa dessa população.

Conforme o contador vai conduzindo a história, vão surgindo elementos e personagens da cultura popular que estão intimamente ligados ao rio ao mesmo tempo em que propõe aos espectadores uma atitude positiva, consciente e responsável na produção e destinação do lixo.

Gênero: Teatro de Rua
Recomendação Etária: Livre
Duração: 40 minutos

Ficha Técnica: Adaptação: Cláudio Luiz (extraído do texto original “Eh! Paraí Paraíba”, compilação de Meire Pedroso) / Produção: Bete Bino

 

Publicado: 30/08/2021

 

 

Programação

 

 

Programação

Links