Fundação Cultural Cassiano Ricardo


Em outubro do ano passado, 91 novos brinquedos populares foram incorporados ao seu acervo.

Com quase 300 brinquedos populares em seu acervo, a brinquedoteca do Museu do Folclore de São José dos Campos completa, hoje (15), sete anos de existência. Inaugurado em 2013, o espaço funciona ao lado da biblioteca do museu, recebendo principalmente crianças, para atividades espontâneas e mediadas. Neste momento a brinquedoteca permanece fechada, em razão da pandemia da Covid19, assim como as demais dependências do museu.

Idealizado pelo Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP), o projeto da brinquedoteca teve consultoria do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP) e foi viabilizado por meio do Programa de Ação Cultural (Proac), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo. O Senac de São José dos Campos também colaborou com o projeto de interiores. 

Além dos brinquedos, a brinquedoteca também tem livros infantis, CDs e DVDs voltados à cultura popular. Em outubro do ano passado, 91 novos brinquedos populares foram incorporados ao seu acervo, produzidos por artesãos de Embu das Artes (SP), Paraty (RJ), Glória do Goitá (PE) e Esperança (PB). Os demais brinquedos são de artesãos de São José, da região do Vale do Paraíba e de outros estados brasileiros.

A brinquedoteca está em constante desenvolvimento e visa estimular a criatividade, a convivência, a sociabilidade, a apropriação e o respeito pelo patrimônio material (brinquedo) e imaterial (brincar). Voltada, inicialmente, para o público infantil, ao logo dos anos a brinquedoteca também cativou adultos e idosos. Em dias normais, o espaço funciona de segunda a sexta, das 9h às 17h.

 

Museu do Folclore de SJC

Av. Olivo Gomes, 100 – Santana (Parque da Cidade)

(12) 3924-7318 – www.museudofolclore.org

Publicado em: 15/05/2020

Programação

 

Links