Na área audiovisual, são envolvidos filmes de ficção, documentários, curtas, cinema experimental, entre outros. / Foto: Divulgação

A Fundação Cultural Cassiano Ricardo está com inscrições abertas, até o dia 24 de junho, para projetos artísticos nas áreas audiovisuais, literárias e artes visuais, viabilizadas por recursos do Fundo Municipal de Cultura (FMC). Serão aprovados até 30 projetos nessas três áreas.

Todos as obras poderão ser expostas presencialmente ou em ambientes virtuais, devendo o proponente definir a forma no ato de inscrição. Os projetos que optarem por atividades presenciais poderão realizar as exposições em espaços independentes, em equipamentos públicos ou privados. Em caso de ambientes virtuais, o proponente deverá definir em que sites e redes sociais realizarão a exposição e qual a duração da mesma.

Na área audiovisual, são envolvidos filmes de ficção, documentários, curtas, cinema experimental, entre outros. As obras literárias deverão ser nas modalidades infantil/juvenil, prosa, dramaturgia, poesia e história em quadrinhos (HQ). Já os projetos das artes visuais contemplam a pintura, escultura, gravura, instalações, performance e artes em mídias eletrônicas e digitais.

Os projetos têm que ser de artistas residentes em São José dos Campos há, no mínimo, dois anos. De acordo com o edital, as obras apresentadas serão submetidas a uma avaliação por uma Comissão de Seleção. Veja cronograma abaixo.

11/05 a 24/06

Publicação dos inscritos

Divulgação do resultado Final da seleção

13/07/2020

Recursos do resultado

20/07/2020

Homologação do processo

24/07/2020

Mais recursos

No final do mês de abril, a Fundação Cultural Cassiano Ricardo lançou quatro editais de fomento, referentes às áreas de dançamúsicateatro e circo, por meio do FMC, para que pudessem ser executados virtualmente neste período de isolamento social, contribuindo para o combate ao novo coronavírus.

Nos próximos dias, outros editais serão publicados para contemplar mais áreas artísticas também pelo Fundo Municipal de Cultura.

Com processo de seleção anual, o FMC é um mecanismo de financiamento público, com recursos diretos, para projetos artístico-culturais de artistas, grupos, coletivos ou outras entidades e empresas a ser realizados em São José dos Campos.

Publicado em: 11/05/2020