Fundação Cultural Cassiano Ricardo

Com a proximidade do Carnaval, a Fundação Cultural Cassiano Ricardo realizará, neste sábado (8), uma oficina especial de máscaras no Museu de Arte Sacra, das 10h às 13h. A atividade é para adultos e crianças a partir de 7 anos. É só chegar e participar.

A programação é gratuita e os materiais para as máscaras serão disponibilizados pela própria equipe do Museu, sendo produtos recicláveis, EVA, lantejoulas, pedrinhas, entre outros que darão um colorido especial ao adereço de Carnaval.

A atividade, que pode reunir toda a família e amigos, se repetirá no próximo sábado, dia 15, também dispensando inscrição prévia.

Um pouco de história

Antigamente, a máscara estava ligada a rituais religiosos de tribos, principalmente africanas, representando deuses e espíritos. No Oriente, a máscara começou como um acessório de festa, em danças e procissões, com a intenção de misturar o ritual e o divertimento. Já na Grécia e Roma antigas, era utilizada para caracterizar os personagens nos teatros.

No século XV, em Veneza, na Itália, a máscara passou a ser utilizada no Carnaval. Durante o carnaval veneziano haviam bailes de máscaras e desfiles luxuosos de fantasias que acontecem até hoje.

 

Museu de Arte Sacra
Travessa Chico Luiz, 67 – Centro

(12) 3921-7226

 

Publicado em: 07/02/2020

Programação


 

Links