Fundação Cultural Cassiano Ricardo

Foto: Paulo Amaral/FCCR

A Fundação Cultural Cassiano Ricardo está com inscrições abertas para o Centro de Artes Circenses, que integra o Programa de Formação Artística da instituição. O objetivo é criar oportunidades de capacitação e profissionalização artística a jovens talentos a partir de 12 anos. Confira edital no site da Fundação Cultural.

Os interessados em participar do projeto devem se inscrever para um concurso de seleção de artistas, no período de 3 de janeiro a 10 de fevereiro, exclusivamente pelo site da Fundação Cultural, por meio de formulário eletrônico

A seleção dos candidatos inscritos acontecerá no dia 15 de fevereiro no Teatro Municipal (Rua Rubião Júnior, 84, Centro) e menores de 16 anos devem estar acompanhados de um responsável legal. O resultado com a classificação será divulgado no site da Fundação Cultural no dia 19 de fevereiro.

 

Vagas oferecidas

Estão sendo oferecidas 82 vagas (núcleos de aperfeiçoamento I e II – 50, núcleo avançado – 20 e núcleo semiprofissional – 12) para pessoas com ou sem experiência na área artística e que residam em São José dos Campos. Também serão aceitas inscrições e poderão ser disponibilizadas vagas para interessados de outras cidades da Região Metropolitana, até o limite de 20% das vagas oferecidas em cada núcleo. 

As vagas dos núcleos de aperfeiçoamento I e II são destinadas para artistas amadores, com idade entre 12 e 17 anos completos, sem direito ao recebimento de qualquer valor. As do núcleo avançado, para artistas com idade entre 16 e 22 anos completos, com direito a uma bolsa de estímulo artístico de R$ 300,00; e as do núcleo semiprofissional, para artistas de 18 a 30 anos, com direito a bolsa de R$ 500,00. 

A proposta é oferecer as seguintes modalidades: acrobacias, acrobacias aéreas, equilíbrios, manipulação de objetos, preparação corporal, fundamentos de dança, fundamentos do teatro, anatomia e fisiologia, história das artes, produção cultural e normas de segurança e regulamentos (NR). 

 

Locais das atividades

As atividades do Centro de Artes Circenses serão concentradas no Centro Cultural Clemente Gomes (regiões centro e norte) e Casa de Cultura Flávio Craveiro (região sul); e complementarão a iniciação e experimentação nas artes circenses já oferecidas pelo Programa Arte nos Bairros (com aproximadamente 350 vagas). 

Além deste programa, a Fundação Cultural também desenvolve os projetos ‘Encontro de Malabares’, atividade que proporciona a troca de técnicas de malabarismo e circo, e o ‘Arte nas Ruas’, que promove a difusão da arte do circo, com intervenções de artistas e profissionais e amadores credenciados por ela. 

 

Frequência e avaliações

Os artistas integrantes do Centro de Artes Circenses serão submetidos periodicamente a audições internas para avaliação de desempenho (individual e/ou coletivo), que podem resultar em desligamento das atividades, caso a nota seja menor que 6 (seis). 

No caso de desistência injustificada, desligamento por faltas ou problemas disciplinares, o artista poderá ser penalizado com o ressarcimento do valor investido, por não ter cumprido o objetivo proposto. 

 

Fundação Cultural Cassiano Ricardo
Av. Olivo Gomes, 100 – Santana (Parque da Cidade)

(12) 3924-7328

Publicado em: 03/01/2020.

Programação

 

Links