Aprendizes de balé infantil se apresentam no Teatro Municipal durante encerramento das oficinas de 2018 / Foto: Paulo Amaral

Dezembro é o mês que os aprendizes das oficinas do Programa Arte nos Bairros, da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR), mostram ao público tudo aquilo que desenvolveram ao longo do ano. A programação, que começou no último sábado (30), é aberta ao público e segue até o próximo dia 15, passando por 10 locais.

Em 2019, foram oferecidas 328 oficinas culturais, de 50 modalidades, que atenderam quase 8 mil alunos, de todas as idades, distribuídos nas casas de cultura da FCCR e nos espaços parceiros da instituição. Dentre as diversas áreas, estão dança, circo, instrumentos musicais, canto, artesanato, teatro, brincadeiras infantis, fotografia, literatura, yoga e muitas outras.

Desenvolvimento e evolução

Luciene Rodrigues é mãe de dois aprendizes da oficina de capoeira da Casa de Cultura Tim Lopes, o João Pedro, de 10 anos, e a Maria Clara, de 8. Ambos iniciaram as aulas no início de 2019. “Chegaram tímidos, com vergonha de falar em público e com medo de se apresentarem. Mas o trabalho do orientador Laguinho foi incrível. Eles amam a capoeira! Sem dúvida, as oficinas ajudam no desenvolvimento pessoal, educacional e emocional”, destacou a mãe.

Além do desenvolvimento pessoal, a aprendiz de pintura e cerâmica Mariana Hiralta, de 32 anos, considera que as oficinas proporcionam muitas experiências. “É como uma válvula de escape diante da correria do dia a dia, um momento só meu. É a minha oportunidade de materializar sentimentos da alma. Retornei para a arte este ano e não imagino mais minha vida sem ela”, ressaltou a aluna da Casa de Cultura Chico Triste.

Para a orientadora de canto coral e teclado, Danielle Mezzadri, a parte mais recompensadora de dar aulas é a evolução de cada aprendiz. “Vai muito além de quesitos musicais, envolve o caráter, postura em público e o aumento da autoestima ao ver desafios vencidos. É muito bom vê-los orgulhosos e com seus olhos brilhando durante as apresentações. As oficinas se tornam uma família, todos se apoiam, crescem e pensam juntos”, contou a orientadora das casas de cultura Lili Figureira e Rancho do Tropeiro, que começou a dar aulas neste ano.

De aluno a professor

O orientador de percussão da Casa de Cultura Chico Triste, Diego Rodolfo, também começou a dar aulas em 2019. Porém, sua história com as oficinas começou muito antes disso. “Há 10 anos, fui aprendiz da mesma casa que atuo hoje. Como naquela época, esse projeto é muito importante na vida das pessoas, pois proporciona conhecimento em diversas áreas culturais e para idades variadas. Além de capital cultural, é também lazer, divertimento e socialização”.

CENTRO CULTURAL CLEMENTE GOMES (Olivo Gomes, 100 – Parque da Cidade – Santana)

Encerramento e confraternização das oficinas de dança, capoeira, customização de roupas, gestão cultural, teatro, circo, canto coral e artes visuais.

Dia 2, 20h: Capoeira

Dia 12, 15h: Mosaico

Dia 13, 15h: Mandala

Dia 13, 19h: Teatro Infantil

CASA DE CULTURA TIM LOPES (Av. Ouro Fino, 2520 - Bosque dos Eucaliptos)

Dias 2 a 31, segunda a sexta, 8h às 22h: Exposição dos trabalhos dos alunos das oficinas de história em quadrinhos, mandala, boneca de pano, luteria, mosaico, tecelagem, cerâmica, criação literária e brinquedos.

CASA DE CULTURA CHICO TRISTE (Rua Milton Cruz, s/nº – Vila Tesouro)

Dia 3, 19h: Para encerrar as atividades oferecidas na casa de cultura, alunos das oficinas de circo, teatro e HQ preparam confraternizações para mostrar tudo que aprenderam durante o ano.

TEATRO MUNICIPAL* (Rua Rubião Júnior, 84 – 3º andar – Centro)

*Ingreessos pelo site da FCCR ou 1h com antecedência na bilheteria do teatro

Dia 3, às 20h: No Dia de Doar, artistas do projeto Arte na Rua se apresentam a um público especial, em situação de vulnerabilidade social e que não têm o hábito de frequentar o teatro. O espetáculo também é aberto ao público em geral

Dias 4 e 11, às 20h: Alunos das oficinas de Circo

Dia 5 e 6, às 20h: Noite da Longevidade – Sapateado e convidados

Dias 7 e 8, às 20h: Temporada da Cia de Dança de São José dos Campos

Dia 10, às 20h: Orquestra Jovem de São José dos Campos, Projeto Tama e Asin (Associação Síndrome de Down)

Dias 12, 13, 14 e 15, às 20h: Alunos - oficinas de Dança

Dia 15, 17h e 20h: Alunos - infantil de Dança

CINE TEATRO BENEDITO ALVES (Rua Rui Dória, 935 – Centro)

Dia 5, às 19h: Alunos - oficinas de teatro

Dias 6 e 7, às 19h: Arte nas Ruas

Dia 8. Às 16h e às 18h: Alunos – oficinas de teatro

Dia 10, às 19h: Exposição e sarau em homenagem ao Dia do Palhaço

Dia 14, das 10h às 18h: Feira Criativa com a exposição das peças dos alunos e professores produzidas nas oficinas de Artes Visuais

CENTRO DE ESTUDOS TEATRAIS (Av. Olivo Gomes, 100 – Parque da Cidade – Santana)

Dias 6, 7 e 8, às 21h: Alunos - oficinas de Teatro

CASA DE CULTURA JÚLIO NEME (Praça Cônego Manzi, s/nº- São Francisco Xavier)

Dia 7, 10h: Apresentação de encerramento das diversas oficinas artísticas do Programa Arte nos Bairros. As atividades acontecem na Praça Cônego Manzi.

CINE SANTANA (Av. Rui Barbosa, 2005 – Santana)

Dia 7, às 16h e às 20h: Alunos – oficina de Teatro

Dia 8, às 19h: alunos – oficina de teatro

Dias 11, 12 e 13, às 19h30: Alunos - oficinas de Coral, Teclado, Viola, Violão, Acordeon, Musicalização Infantil, com participação especial da Banda da Fundhas.

ATELIÊ DE ARTES VISUAIS JOHANN GÜTLICH (Av. Olivo Gomes, 100 – Parque da Cidade – Santana)

Dia 14, das 10h às 18h: Exposição das peças dos alunos e professores

NÚCLEO DE AÇÃO CULTURAL DESCENTRALIZADA – NACD (Rua Aurora Pinto da Cunha, 131 – Jardim América)

Até 15/12, de segunda a sexta, 9h às 12h e 13h às 21h: Exposição dos trabalhos desenvolvidos no Projeto Arte nos Bairros nas oficinas de história em quadrinhos, mandala, customização de roupas, boneca de pano e mosaico, realizados local.

Av. Olivo Gomes, 100 – Parque da Cidade – Santana
(12) 3924-7300/7341