Banda Estrambelhados, que vai se apresentar no domingo, às 11h / Foto: Divulgação

Quem passar pela região do calçadão neste fim de semana, no centro da cidade, vai poder curtir teatro e shows da Virada SP. A programação, que acontece em diversos horários, vai levar espetáculos de vários gêneros ao Museu de Arte Sacra e ao Museu Municipal, tudo aberto ao público.

A Virada SP é uma realização da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, por meio do programa Juntos Pela Cultura, com execução da organização social Amigos da Arte, e da Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Fundação Cultural Cassiano Ricardo.

Museu Arte Sacra / Mercado Municipal (Travessa Chico Luiz, 67 – Centro)

Domingo, 11h: Banda Estrambelhados

Formada em São Luiz do Paraitinga (SP), a Banda Estrambelhados, por meio da musicalidade que valoriza o regional e dialoga com a contemporaneidade, traz em sua música uma diversidade sonora. Com uma roupagem contemporânea e um conceito experimental, todo o repertório do grupo é resultado da mistura de sons e ritmos.

Durante os 13 anos de carreira, já se apresentaram em diversas cidades e lançaram 4 álbuns. Atualmente, a banda é formada por Leandro Barbosa, Netto Campos, Rodolfo Figueira, Rafael Cursino, Renato Frade, João Gaspar, Flávio Junior, Lucas Ferreira, Léo Couto, Paulo Buiú e Nhô Frade.

Museu Municipal (Praça Afonso Pena, 29 - Centro)

Sábado, 18h30: Eudóxia de Barros

A pianista paulistana Eudóxia de Barros é uma importante figura da música erudita do Brasil. Com extenso e premiado currículo, é agraciada com quase uma centena de dedicatórias dos mais destacados compositores eruditos brasileiros.

Eudóxia de Barros destaca-se no cenário musical brasileiro principalmente por ter abandonado uma promissora carreira internacional para dedicar-se a levar a música a todos os rincões brasileiros, tal como legítima bandeirante paulista. Suas interpretações vigorosas e cuidadosamente trabalhadas vão de Chiquinha Gonzaga a Osvaldo Lacerda, de Bach a Beethoven e a Chopin, muitas delas registradas em CDs e DVDs.

Sábado, 19h: Abertura da exposição Retrato-te Retrato-me

A exposição traz uma seleção de obras do acervo do Museu Municipal, cujo tema é o retrato e o autorretrato. Escultura, pintura, gravura, desenho ou fotografia são algumas das técnicas utilizadas para representar outras pessoas ou a si mesmo. O público é convidado a participar, produzindo seus próprios retratos e selfies no ambiente da exposição.

Sábado, 20h30: A Sobrancelha é o Bigode do Olho – Uma Conferência do Barão de Itararé, com Companhia Amor e Arte (Teatro)

Convidado para proferir uma conferência sobre Otimismo, o jornalista Barão de Itararé acaba por dissertar sobre os assuntos mais diversos, sempre destilando seu humor crítico e ácido. Nesta conferência, o Barão nos presenteia com alguns casos pessoais que ele narra como se fossem tirados de um diário íntimo escrito sob o olhar cínico e contestador de nossos costumes.

Sábado, 22h30: Yzalu

Cantora, compositora, violinista e intérprete. Foi pioneira ao utilizar o violão no rap no Brasil, através de releituras de clássicos do rap nacional. É a primeira artista no Brasil e a terceira no mundo a utilizar a sua deficiência física como ferramenta artística.

Yzalu chamou a atenção quando interpretou a música ‘Mulheres Negras’, em 2012, uma composição do rapper Eduardo Taddeo. A canção evidencia a realidade das mulheres negras no Brasil e se tornou um símbolo do feminismo negro no país.

Domingo, 0h30: Cida Moreira

Cida Moreira é paulistana, cantora e atriz brasileira. Iniciou a carreira em 1977, atuando como atriz de teatro e musicais. Seu primeiro disco foi lançado em 1981, com referências do jazz e do blues. Atualmente, conta com 11 álbuns de estúdio e 6 coletâneas.

Com seu inseparável piano, Cida Moreira mistura  Brecht, Caetano Veloso, David Bowie, Kurt Weill, Tom Waits e Chico Buarque.

Av. Olivo Gomes, 100 – Parque da Cidade – Santana
(12) 3924-7300/7341