Foto: Divulgação

Sábado (30), às 10h, o Cine Teatro Benedito Alves recebe a palestra e vivência rítmica ‘Origem e Função dos Tambores na Cultura’. A atividade, que terá mediação do professor etnomusicólogo Alberto Ikeda, faz parte do Projeto Tama, realizado no local nos últimos meses pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR). A entrada é aberta ao público e integra a programação do Mês da Música.

Na palestra, Alberto Ikeda vai apresentar um retrospecto dos principais tipos de instrumentos de percussão brasileiros, com foco nas nossas matrizes histórico-étnico-culturais predominantes, lembrando sempre as próprias expressões culturais e as comunidades nas quais esses instrumentos estão socialmente integrados.

Em seguida, o professor vai mediar uma vivência rítmica com os participantes do Projeto Tama e demais interessados. A proposta é trabalhar as diversas tradições folclóricas do Brasil, como o jongo, congada, capoeira, coco, entre outros, integrando a teoria e reflexões desenvolvidas ao longo do projeto com a prática.

Para o professor Alberto Ikeda, as atividades permitem uma compreensão mais responsável e ética acerca dos tambores. “Além da reprodução mais sensível e efetiva das músicas e ritmos, as atividades despertam, sem dúvida, o interesse pelos próprios realizadores originais dessas práticas, propiciando um vínculo mais ético com as pessoas e comunidades”.

Perfil

Alberto Ikeda é professor de etnomusicologia, culturas populares e de metodologia de pesquisa. É colaborador do programa de pós-graduação em música da ECA-USP. Também é consultor-coordenador na Unifesp, pesquisador colaborador do Projeto AtlaS e professor aposentado do IA-Unesp.

Cine Teatro Benedito Alves da Silva
Rua Rui Dória, 935 – Centro