Fundação Cultural Cassiano Ricardo


509-e foi criada em 2000 na prisão Carandiru e foi dissolvida no ano de 2003. / Foto: Divulgação

No fim de semana acontece a Virada SP  2019. Serão 62 atrações espalhadas por diferentes espaços culturais. Além da região central, também haverá atrações especiais nas regiões sul, leste e centro-oeste.

No domingo (1º), o Centro da Juventude, na zona sul, recebe o rap nacional, a partir das 15h, com a dupla 509-e e Sintase Rap. Nomes de sucesso, prometem levar grande público ao espaço.

509-e foi criada em 2000 na prisão Carandiru e foi dissolvida no ano de 2003. Dezesseis anos depois, Dexter e Afro-X resolveram se reunir para realizar shows pelo Brasil e comemorar 20 anos da formação da dupla.

Formado atualmente pelo joseense Leonardo Irian, o Síntese Rap já participou da faixa “Plano de Voo” do álbum “Convoque seu Buda” do rapper Criolo, a participação foi essencial para a divulgação do trabalho do cantor que veio a fazer shows com o “ProjetoNave”, banda do programa “Manos e Minas”.

Além do Centro da Juventude, estão no roteiro da Virada SP as casas de Cultura Eugênia da Silva, no Novo Horizonte, Flávio Craveiro, no Dom Pedro I, Deck da Anchieta, no Jardim Esplanada, e Cina Santana, em Santana.

A Virada SP é uma realização da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, por meio do programa Juntos Pela Cultura, com execução da organização social Amigos da Arte, e da Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Fundação Cultural Cassiano Ricardo.

 

PROGRAMAÇÃO

Deck Da Anchieta (Avenida Anchieta, 671, Jardim Nova América)

Domingo, 16h - Mundo Pensante no deck: Festa Mundo Pensante na Virada Cultural

 

Centro da Juventude (R. Aurora Pinto da Cunha, 131 - Jardim América)

Domingo, 15h - 509E: Formado pela dupla de rappers Dexter Oitavo Anjo e Afro-X enquanto dividiam a cela de número 509-E no Carandiru, o grupo explodiu na cena hip hop nacional.

Domingo, 17h – Síntese: Formado atualmente pelo joseense Leonardo Irian, o Síntese Rap já participou da faixa “Plano de Voo” do álbum “Convoque seu Buda” do rapper Criolo

 

Cine Santana (Av. Rui Barbosa, 2005 - Santana)

Domingo, 00h - 18h - Mostra especial de cinema - In-Edit - Documentários Musicais: Festival de cinema realizado anualmente em São Paulo, dedicado a documentários musicais

 

Casa de Cultura Flávio Craveiro (Av. Lenin, 200 - Dom Pedro I)

Domingo, 11h - A Sanfonástica Mulher Lona: Vestida de picadeiro e lona de circo, a artista Lívia Mattos realiza um miniconcerto ambulante, com sua inseparável sanfona.

Domingo, 12h - Bonecos Urbanos - Só Sonho Samba: A peça conta a história do boneco Ramon, compositor que sonha em viver de sua música.

 

Centro Cultural Eugênia da Silva (R. dos Carteiros, 110 - Novo Horizonte)

Domingo, 11h - Chalana de Prata: O Chalana de Prata chama a si a responsabilidade de traduzir, para o grande público, o que vem a ser a música do Pantanal.

 

 

 

 

Programação


 

Links