Fundação Cultural Cassiano Ricardo


O prestigiado Paulinho da Viola é uma das atrações do palco principal / Foto: Divulgação

Faltam poucos dias para a Virada SP chegar aos diversos espaços de São José dos Campos, dentre eles, o Parque Cidade, um dos locais mais frequentados pelos joseenses aos fins de semana. Localizado na região norte da cidade, as atrações estarão, além do palco principal, no Palco do Arquivo Público, no Ateliê de Artes Visuais e no Galpão Altino.

A Virada SP é uma realização da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, por meio do programa Juntos Pela Cultura, com execução da organização social Amigos da Arte, e da Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Fundação Cultural Cassiano Ricardo.

Paulinho da Viola

Um dos shows do palco principal mais esperados é o do Paulinho da Viola, um dos maiores nomes do samba e do choro do país. O músico ganhou destaque a partir dos anos 70, quando gravou em média um disco por ano e foi contemplado com diversos prêmios. Ele é considerado herdeiro do legado de músicos como Cartola, Candeia e Nelson Cavaquinho.

Sua música representa um elo entre diversas tradições populares da cultura brasileira. O artista conviveu com grandes chorões da época, como Pixinguinha, Jacob do Bandolim e Dilermando Reis. Atualmente aos 77 anos, Paulinho da Viola já lançou mais de 20 álbuns solos e gravou canções com diversos artistas consagrados, como Marisa Monte, Maria Bethânia, Toquinho, Zeca Pagodinho e outros.

Melim

Outro nome que vai marcar o palco principal é a Banda Melim. Formado pelos irmãos Gabriela, Rodrigo e Diogo, o trio musical é um dos maiores nomes da música popular brasileira atualmente. Ganharam destaque após participarem do reality show Superstar, da Rede Globo, e terminarem como semifinalistas.

Sua música mais famosa, Meu Abrigo, lançada em 2017, foi indicada a diversos prêmios e ocupou posições de destaque nas rádios e na internet, tornando-se um hit nacional, com mais de 277 milhões de visualizações no YouTube. O trio conta com 4,13 milhões de inscritos na plataforma.

Rael

Ainda no palco principal, os joseenses vão poder curtir também o show do rapper Rael, também considerado um dos maiores nomes do gênero no Brasil. O artista iniciou sua carreira musical aos 16 anos de idade e pouco tempo depois se juntou ao grupo Pentágono. Em 2007, participou da primeira edição do programa Som Brasil, da Rede Globo, em que se apresentou ao lado de Rashid, Criolo e Terra Preta.

Com influências de outros ritmos como o samba rock, reggae e MPB, atualmente o rapper conta com quatro álbuns de estúdio e cinco de carreira solo, já tendo gravado canções com nomes consagrados do rap nacional, como Mano Brown, Rashid, Criolo, Emicida, Kamau, Projota, dentre outros.

 

Programação

PARQUE DA CIDADE (Av. Olivo Gomes, 100 - Santana)

Sábado

18h: Bixiga 70        
Banda brasileira que mistura elementos da música africana, afrobeat, brasileira, latina e do jazz.

20h30: Academia da Berlinda   
O grupo mescla gêneros dançantes pernambucanos, como o brega e a ciranda, com outras sonoridades brasileiras, como a jovem guarda, o carimbó e a guitarrada paraense.

23h: Nação Zumbi
Banda brasileira de rock, nascida na década de 1990, no Recife. Ao lado de Raimundos e Planet Hemp, foi responsável pela "abertura de portas" para o rock brasileiro dos anos 90.

 

Domingo

1h30: Suga Roy + Conrad Crystal + The Fireball Crew Zareb
Show em dose tripla de reggae com artistas da Jamaica.

4h: Karina Buhr    
Natural de Recife, a cantora, compositora, percussionista, poeta e atriz  traz sua voz doce em canções de MPB.

7h30: Mawaca       
Considerado uma referência na cena das músicas do mundo, o Mawaca apresenta canções vibrantes, com arranjos criativos do repertório mundial, transmitidas de geração em geração.

10h30: Chandra Lacombe         
O músico e terapeuta Chandra Lacombe une voz e kalimba em suas canções e é um dos grandes nomes da música espiritual brasileira.

13h: Melim  
O trio musical é um dos maiores nomes da música popular brasileira atualmente.

15h30: Rael
Um dos maiores nomes do rap nacional, Rael também traz influências do samba rock, reggae e MPB.

18h: Paulinho da Viola                          
O cantor é um dos maiores nomes do samba e do choro do país e ganhou destaque a partir dos anos 70.

 

PALCO ARQUIVO PÚBLICO DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS (Av. Olivo Gomes, 100 - Santana)

Sábado

19h30: Guizado     
Conhecido como Guizado, o trompetista e compositor Guilherme Menezes traz influências do rock, batidas eletrônicas, MPB e jazz.

22h: Felipe Cordeiro        
Cantor, compositor e guitarrista paraense que traz referências de lambada, new wave e brega do Pará.

0h30: Marina Peralta        
Natural de Campo Grande (MS), a cantora e compositora é versátil e apresenta samba, MPB, raggae e rap.

3h: Max BO 
O MC e rapper Max BO é considerado por muitos o mestre do freestyle nacional e já foi apresentador do programa Manos e Minas, da TV Cultura.

 

Domingo

5h30: Coletivo Estoril        
Núcleo de mentes abertas a novas experiências musicais, espirituais, com sonoridade e batidas próprias, além de refrões marcantes. 

9h: Marcus Santuys + Emílio Martins + Sangha Indian Groove
Show instrumental em dose tripla, com diversas referências rítmicas.

12h: Elzs     
Cantora australiana

14h30: Curumim canta Stevie Wonder          
O cantor, baterista e instrumentista paulistano Luciano Curumin Nakata compõe a banda de músicos como Arnaldo Antunes e Vanessa da Mata. Neste show, ele homenageia o mestre da Soul Music, Stevie Wonder.

17h: Ceumar          
Nascida na Serra da Mantiqueira, a cantora e compositora traz um MPB cheio de emoção.

 

ATELIÊ DE ARTES VISUAIS JOHANN GÜTLICH (Av. Olivo Gomes, 100 - Santana)

Domingo

2h: Discopédia      
O projeto nasceu em 2012 com o objetivo de incentivar o uso e a valorização dos discos de vinil e resgatar a essência de um dos elementos d acultura hip hop: o DJ.

 

GALPÃO ALTINO BONDENSAN (Parque da Cidade)

Meia noite: Baile da Bonita        
O encontro resgata a essência dos antigos bailes que faziam a cabeça da moçada com o melhor da música Black, passando pelo soul, funky, brazilian jazz, samba rock e muito balanço.

 

Fundação Cultural Cassiano Ricardo
Av. Olivo Gomes, 100 – Parque da Cidade – Santana
(12) 3924-7300/7341

Publicado em: 27/11/2019

Programação



 

Links