Fundação Cultural Cassiano Ricardo


Campanha de financiamento coletivo lançado pelo Fundo Social de Solidariedade visa beneficiar várias instituições / Arte: Prefeitura

O Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP) realiza uma campanha virtual para obter recursos que possibilitem a aquisição de uma linha de internet móvel para o Museu do Folclore, cuja atividade está sob sua gestão. A iniciativa visa facilitar o acesso do público, inclusive de deficientes visuais, ao acervo do museu, que tem cerca de mil peças (tanto da reserva técnica como da exposição de longa duração). As doações variam de R$ 20,00 a R$ 300,00. Confira a página aqui.

A iniciativa do CECP integra uma campanha de financiamento coletivo (popularmente chamada de ‘vaquinha virtual’) lançada pelo Fundo Social de Solidariedade do município, no final de outubro. Além do CECP, outras instituições cadastradas junto ao Fundo Social também participam da campanha. Na prática, cada instituição tem uma página específica no site do Fundo Social, onde apresenta detalhes da sua própria campanha.

As quase mil peças da reserva técnica e da exposição de longa duração do Museu do Folclore estão passando pela implantação de um programa de gestão da informação de dados, que vem sendo realizada pela empresa Artyou Global. Após esta etapa, todo o acervo (ficha técnica e fotos) poderá ser acessado por uma plataforma específica. No caso dos deficientes visuais, cada peça da exposição terá um QR Code com as informações, facilitando a acessibilidade.

O CECP é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos, criada em 1999 e com sede em São José dos Campos. Atualmente, a instituição é responsável pela gestão do Museu do Folclore, mediante Termo de Colaboração com a Fundação Cultural Cassiano Ricardo.

Dia de Doar

A campanha de financiamento coletivo é um reforço à campanha tradicional do Fundo Social (Dia de Doar), que ocorre anualmente dia 3 de dezembro. O objetivo é facilitar a doação por meio da captação eletrônica de recursos. Com a disponibilização das ferramentas online, as entidades podem apresentar seus projetos, suas necessidades e, assim, despertar o interesse e incentivar a cultura da doação em São José dos Campos.

 

Museu do Folclore de SJC
Av. Olivo Gomes, 100 – Parque da Cidade – Santana

(12) 3924-7318 – www.museudofolclore.org

Publicado em: 07/20/2019

Programação


 

Links