Fundação Cultural Cassiano Ricardo

O cantor, compositor, violeiro e contador de histórias se apresenta nesta sexta e sábado / Foto: Divulgação

Amantes da música caipira terão duas opções culturais para curtir o fim de semana. Na sexta (8), às 20h, o projeto ‘Dandô – Circuito de Música Dércio Marques’ vai levar ao Cine Teatro Benedito Alves, no centro de São José dos Campos, o renomado violeiro Victor Batista. No sábado (9), o artista vai realizar uma grande roda de viola na Praça Cônego Manzi, no distrito de São Francisco Xavier, a partir das 11h.

As atividades são gratuitas e integram o Mês da Música. O ingresso para o Cine Teatro é gratuito e pode ser reservado com 1 hora de antecedência. Na Praça Cônego Manzi a entrada é aberta à comunidade.

Victor Batista é cantor, compositor, violeiro autodidata, pesquisador da cultura popular e contador de estórias. Já lançou quatro álbuns e se apresentou em países como Austrália, Portugal, Chile e Nova Zelândia. Atualmente, atua como arte educador facilitando a iniciação da flauta doce para crianças; e da viola caipira e violão para jovens e adultos. Como cantor e instrumentista, o músico viaja por todo o Brasil apresentando os shows.

“Para esta sexta feira, preparei cancioneiros populares de Minas Gerais, onde nasci e cresci escutando violeiros e amigos, como Marcos Riba, Rubinho do Vale, Paulinho Pedra Azul e outros; além de músicas de minha autoria, dos quatro CD’s que tenho gravado”, destacou o violeiro.

Dandô – Circuito de Música Dércio Marques

Idealizado pela cantora e autora Kátya Teixeira, o circuito Dandô teve seu início em 2013, com a proposta de reunir músicos de diferentes lugares do Brasil, que de forma coletiva promovem encontros, trocas e reflexões acerca da música. Seu nome é uma homenagem a Dércio Marques, um dos artistas que mais fez pela arte nos “brasis”.

O projeto é desenvolvido por meio de uma rede de diversos coletivos, mobilizadores locais, artistas, instituições, produtores culturais e afins, promovendo intercâmbio entre artistas com o objetivo de mostrar as diversas sonoridades regionais e gerar novos públicos. A ação já recebeu o Prêmio Brasil Criativo e o Prêmio Profissionais da Música, já tendo passado em mais de 40 cidades brasileiras.

Roda de viola

O violeiro Victor Bueno vai continuar a cantoria no sábado, na Praça Cônego Manzi, em uma grande roda de viola que contará com a presença de diversos músicos da região, alunos e professores das oficinas de viola caipira do Programa Arte nos Bairros, da Fundação Cultural Cassiano Ricardo. Para participar, basta levar o próprio instrumento e aproveitar.

“A expectativa em estar com essas pessoas é grande, pois quero conhecê-las e trocar ideias sobre a viola. Venho enamorando cada vez mais o instrumento, então espero proporcionar uma linda cantoria com elas. Vamos falar da viola, para a viola e com a viola”, enfatizou o músico Victor Batista.

 

Cine Teatro Benedito Alves da Silva
Rua Rui Dória, 935 – Centro
(12) 3923-6976

Praça Cônego Manzi       
Centro, São Francisco Xavier

 

Publicado em: 07/11/2019

Programação



 

Links