Fundação Cultural Cassiano Ricardo


Na mostra, estão disponíveis cruzeiros, cruzados, cruzados novos, real e outras moedas internacionais / Foto: Divulgação

Diversas cédulas e moedas brasileiras e internacionais estão expostas na Casa de Cultura Rancho do Tropeiro, na região leste da cidade. É a ‘I Mostra de Numismática’, organizada pelo joseense Paulo Fernandes, que reuniu peças de várias épocas. A visitação vai até o dia 31 de outubro, de segunda a sexta, das 8h às 18h.

Numismática é a ciência que estuda a moeda de todos os povos e de todos os tempos, classificando-a, interpretando-a e descrevendo-a sobre vários aspectos. O termo provém do latim ‘numus’ ou ‘numisma’, que significa moeda.

A exposição é composta por aproximadamente 100 peças, que fazem parte do acervo pessoal de Paulo Fernandes, que chega a 300. Na mostra, estão disponíveis cruzeiros, cruzados, cruzados novos, real e outras moedas internacionais. O joseense reúne os objetos há anos e conta que o interesse está na família há três gerações.

“Meu avô era comerciante e gostava de guardar os diversos tipos de moeda que recebia. Ele passou esse hobby ao meu pai, que passou pra mim. Nosso acervo conta até com cédulas e moedas novinhas, que nunca circularam, as chamadas flor de estampa e flor de cunho”, destacou Paulo Fernandes.

Para ele, o acervo representa história. “Cada moeda tem sua própria estampa, personagem e animais, e remete a um aspecto histórico. Com elas, é possível preservar as antigas gerações e apresentá-las para as novas, afinal, sem história não há futuro”, enfatizou o admirador.

 

Casa de Cultura Rancho do Tropeiro Ernesto Villela
Rua Ambrósio Molina, 184 – Eugênio de Melo

(12) 3905-1855

Publicado em: 07/10/2019

Programação



 

Links