Fundação Cultural Cassiano Ricardo

Flâmula de Santo Antônio, peça da exposição / Foto: Paulo Amaral

Com autoria da artesã autodidata Ana Aparecida, a exposição ‘Estandartes – Santos Católicos’ será aberta pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR) no sábado (5), no Museu de Arte Sacra, na região central da cidade. A mostra traz 18 imagens de diversos santos em escapulários de tecido, como Nossa Senhora Aparecida, São José, São Judas Tadeu, São Francisco de Assis, entre outros.

Na tradição católica, escapulários são faixas de tecido unidos por um cordão que religiosos usam sobre o peito e ombros, variando de cor, tamanho e estilo. A palavra surgiu a partir do latim ‘scapula’, que quer dizer ‘armadura’ ou ‘proteção’, referente também à região do ombro e da escápula.

Segundo a tradição, o objeto apareceu pela primeira vez em 1251, quando Nossa Senhora do Carmo teria aparecido a São Simão Stock trazendo o escapulário na mão e dizendo: “aquele que morrer usando o escapulário com devoção não padecerá no fogo eterno”.

 

Perfil

Ana Aparecida trabalha com artesanato desde 1990, confeccionando peças em tecidos, fuxico e pedrarias. Começou a expor seu trabalho em feiras e festas tradicionais de São José dos Campos. Atualmente, trabalha ao lado da filha, criando diversos artigos em arte sacra, como terços e enfeites.

 

 

Museu de Arte Sacra
Travessa Chico Luiz, 57 – Centro

Visitação até 20/12, de terça a sexta, das 9h às 17h

 

Publicado em: 07/10/2019

Programação



 

Links