Foto: Paulo Amaral

Em celebração ao Dia do Figureiro, instituído por lei municipal e comemorado no dia 20 de setembro, a Fundação Cultural Cassiano Ricardo preparou uma série de atividades em diversas casas de cultura de São José dos Campos.

A programação acontece no Museu de Arte Sacra (Centro), no Ateliê de Artes Visuais Johann Gütlich (Parque da Cidade) e nas casas de cultura Chico Triste (Vila Tesouro), Lili Figureira (Jd. Santo Onofre), Rancho do Tropeiro (distrito de Eugênio de Melo), Eugênia da Silva (Novo Horizonte) e Flávio Craveiro (Dom Pedro I).

Neste ano, o tema do evento é ‘Celebrando a Vida. Celebrando os Mestres Figureiros’. O objetivo é destacar o legado artesanal regional como patrimônio cultural e imaterial. A programação é gratuita e segue de 14 a 28 de setembro.

Museu de Arte Sacra

Dia 14, 9h: Roda de conversa e vivência de argila com as figureiras Fátima Santos, Francisca Santos e Luciana Melo, em parceria com o Projeto Mercadão Vivo. Apresentação de documentário sobre os figureiros da cidade.

Casa de Cultura Chico Triste

Dia 16, 9h: Vivência de argila, modelagem de apito e exposição de figuras, com participação das santeiras Aurora Brasil e Mirna Tominaga, do Projeto Santo de Casa.

Casa de Cultura Lili Figureira

Dia 17, 9h: Roda de conversa e vivência de argila com as figureiras Fátima Santos e Francisca Santos.
Dia 20, 14h: Plantio de árvores em homenagem à patrona da casa.

Casa de Cultura Rancho do Tropeiro

Dia 18, 9h: Roda de conversa com Alzira Vilela e vivência de argila com as figureiras Luciana Melo e Cristina Quintino.

Casa de Cultura Eugênia da Silva

Dia 19, 9h e 14h: Documentário sobre os figureiros de São José dos Campos, Vivência de argila e montagem de vitrine sobre o universo de Eugênia da Silva com Tina Lemos.
Dia 21, 10h: Encerramento – Encontro Regional dos Figureiros do Vale do Paraíba.

Ateliê de Artes Visuais Johann Gütlich

Dia 20, 9h: Vivência e roda de conversa com as figureiras convidadas Aurora Brasil e Mirna Tominaga.

Casa de Cultura Flávio Craveiro

Dia 28, 13h30: Vivência com Mirna Tominaga durante piquenique do Projeto Território de Brincar.

Casa de Cultura Lili Figureira
Rua Roberto Cruz, 40 – Jardim Santo Onofre