Uma das peças que compõem a programação de sexta, 'A Caravana dos Pássaros Errantes' / Foto: Renato David

A programação do 34º Festivale segue lotando os espaços culturais de São José dos Campos. Nesta sexta (6), cinco locais da cidade recebem os espetáculos teatrais, que são das áreas de comédia, circo, drama e infantil. Todos os ingressos são gratuitos, trocados nos locais por 1 litro de óleo.

Além do Centro Cultural Clemente Gomes, que tem entrada livre, recebem as apresentações o Cine Santana, Centro de Estudos Teatrais e Teatro Dailor Varela, que terão ingressos disponibilizados nas bilheterias 1 hora antes do início das atividades. O ingresso para o Teatro do SESI deve ser reservado pelo site Meu SESI ou retirado no local com 1 hora de antecedência.

10h e 14h, no Cine Santana: ‘Canoa Minha Canoa’, com Cia Cultural Bola de Meia
São José dos Campos/SP Espetáculo Musical Infantil / 50 min. / Livre

Uma peça singela onde dois peixinhos, Peixita e Peixoto, narram a história de amor entre Ritinha e Pedro, o pescador. Eles alertam sobre os cuidados com o meio ambiente e a preservação das águas do planeta.

19h, no Teatro Dailor Varela: ‘Sonhos Roubados, Um Melodrama Dell’arte’, com Cia Teatro da Cidade
São José dos Campos/SP Melodrama / 60 min. / 12 anos

O espetáculo apresenta três histórias com situações melodramáticas que ocorreram na cidade, duas diretamente ligadas à fase sanatorial de São José dos Campos, quando o antigo Sanatório Vicentina Aranha (hoje, patrimônio histórico do município) era considerado um dos mais importantes do país para o tratamento da tuberculose.

20h, no Teatro do SESI: ‘Circo da Cuesta’, com Cia Beira Serra de Circo e Teatro
Botucatu/SP Comédia Circense / 60 min. / Livre

A tradicional quermesse do vilarejo de Nossa Senhora das Dores de Cima da Serra vai receber um grande circo. Quando a festa começa e os artistas não chegam, os trabalhadores e organizadores do evento se desdobram para entreter o público até a chegada do grande circo.

Espetáculo inédito e desenvolvido com apoio e subvenção financeira do SESI-SP - Edital Viagem Teatral - Produções Inéditas, oferecido na forma de parceria para compor o Festivale.

22h, no Centro de Estudos Teatrais (CET): ‘Birita Procura-se’, com A Casa das Lagartixas Teatro Clube
São José dos Campos/SP Comédia / 60 min. / 12 anos

Birita é uma palhaça (d)eficiente que, para (sobre)viver e pagar as contas, parte em busca de um emprego e desafia (seus) limites para exercer alguma função importante em sociedade. Assim como qualquer mortal, tem uma sonhada meta, mas será que ela está preparada para lidar com as frustrações que encontrará em seu caminho? Birita tem limitações reais ou impostas pela sociedade?

23h59, no Centro Cultural Clemente Gomes: ‘A Caravana dos Pássaros Errantes’, com Grupo Nômade
São José dos Campos/SP Épico Narrativo Popular / 60min / 12 anos

Seu Malaquias chega com sua trupe, que apresenta mágicas, encantamentos, desafios, etc. No final do espetáculo os atores convidam o público para uma grande brincadeira, onde encerram a peça.

Centro Cultural Clemente Gomes
Av. Olivo Gomes, 100 – Parque da Cidade – Santana

Casa de Cultura Cine Santana
Av. Rui Barbosa, 2005 – Santana