O espetáculo 'Revolucção na América do Sul' será apresentada no Teatro do SESI, às 20h / Foto: Danilo Favaro

O 34° Festivale (Festival Nacional de Teatro do Vale do Paraíba) não pára! Nesta quinta (5) tem mais seis espetáculos em parques, teatros e casas de cultura, para todos os gostos.

Com grupos de São Paulo, São José dos Campos e Atibaia, os espetáculos acontecem no Parque Santos Dumont, Cine Teatro Benedito Alves, Casa de Cultura Eugênia da Silva, Dailor Varela, Teatro Municipal e Teatro.

Os ingressos para o Teatro Municipal terão reservas online a partir das 10h da manhã de terça-feira (3), além de outros que estarão disponíveis na bilheteria do local com 2 horas de antecedência. No Teatro do Sesi, as reservas poderão ser feitas pelo site Meu Sesi ou retirados com 1 hora de antecedência, no local.

No Cine Teatro Benedito Alves, os ingressos serão disponibilizados na bilheteria com 1 hora de antecedência. Nas praças, parques e casas de cultura a entrada é livre. Todos os ingressos são solidários, trocados por 1 litro de óleo, que será doado ao Fundo Social de Solidariedade de São José dos Campos.

10h e 15h | Parque Santos Dumont

MÚSICA AMANIVELA
Prana Teatro
São Paulo – SP / Teatro de Animação / 50min / Livre

Celebrando a simplicidade da vida cotidiana, com suas alegrias e tristezas, a encenação leva ao público o espírito atemporal dos artistas de rua e a as canções sugerem uma nostalgia de algo não vivido, mas que mora em cada um de nós.

19h | Cine Teatro Benedito Alves

SONHOS ROUBADOS, UM MELODRAMA DELL’ARTE
Cia Teatro da Cidade
São José dos Campos – SP / Melodrama / 60min / 12 anos / FMC

O espetáculo apresenta três histórias com situações melodramáticas que ocorreram na cidade, duas diretamente ligadas à fase sanatorial de São José dos Campos, quando o antigo Sanatório Vicentina Aranha (hoje, patrimônio histórico do município) era considerado um dos mais importantes do país para o tratamento da tuberculose.

19h | Casa de Cultura Eugênia da Silva

A CARAVANA DOS PÁSSAROS ERRANTES
Grupo Nômade
São José dos Campos – SP / Épico Narrativo Popular / 60min / 12 anos

A peça reconta a história real de uma caravana cigana de passagem pelo Piauí em 1913. Depois de um desentendimento com um poderoso comerciante, uma volante policial é chamada para persegui-los. Agora, os ciganos terão que fugir do ódio e do preconceito se quiserem manter sua liberdade e pelo meio do caminho encontram uma antiga lenda guardada por séculos.

19h | Dailor Varela

MAIS QUE PENA!
Teatro do Rinoceronte
São José dos Campos – SP / Comédia / 60 min / 14 anos / PROAC

Criado em parceria com a diretora Imara Reis e o dramaturgo Calixto de Inhamuns, o espetáculo constrói um colorido mural satírico da sociedade brasileira de outrora e atual. Ao som de composições próprias do grupo, interpretados ao vivo, o Teatro do Rinoceronte pretende fazer uma reflexão bem-humorada sobre o nosso país.

20h | Teatro do SESI

REVOLUÇÃO NA AMÉRICA DO SUL*
NAC São José dos Campos
São José dos Campos – SP / Tragicomédia / 60min / 14 anos

José da Silva, um trabalhador que fica desempregado, sai numa jornada em busca de comida. No seu longo trajeto, passa por diversos lugares como a cadeia, o hospital, o congresso nacional, etc. No espetáculo, esse evento se transforma em um grande desfile irônico que retrata as mazelas e as fragilidades da sociedade brasileira, por meio de caricaturas e alegorias.

*Espetáculo do Núcleo de Artes Cênicas do SESI São José dos Campos oferecido na forma de parceria para compor Festivale.

21h | Teatro Municipal

VIGIAR E PUNIR: UM SOLDADO BEIJAVA A BOCA DE FOUCAULT NA ESCADA DA ESCOLA
Caravan Maschera
Atibaia – SP / Tragicomédia / 75min / 16 anos

O espetáculo mostra a evolução dos conceitos de punição e vigilância dentro da sociedade contemporânea. A peça evidencia, com humor sarcástico do bufão, como a sociedade de controle e vigilância de hoje manipula os desejos e impulsos naturais do indivíduo contemporâneo na busca de uma “normalização” silenciosa.

Parque Santos Dumont
Rua Engº Prudente Meireles De Morais, 1000 - Vila Adyana