Banda Sianinhas é uma das atrações deste mês / Foto: Divulgação

O Projeto Circulação tem mais de 16 atividades culturais previstas para este mês de setembro. A programação é diversificada e passa por 12 lugares da cidade, em vários horários, para todos os públicos e de graça.

As atrações contam com música, teatro, circo, dança, literatura e cultura popular. A programação do projeto é preparada, mensalmente, pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo com o objetivo de possibilitar que a população tenha acesso às diferentes opções culturais, além de prestigiar e estimular a produção artística local.

Cine Teatro Benedito Alves da Silva (Rua Rui Dória, 935 – Centro)

Dia 15, às 17h: ‘Andanças Passarinheiras’, com Grupo Passarinheiros
Espetáculo lítero-musical em que duas cantoras contam, cantam e interpretam, de forma lúdica, histórias e canções que um passarinho trouxe de suas andanças.

Dia 22, às 17h: ‘A Casa de Dentro da Gente’, com Caixa de Histórias
Partindo da busca de sensações de um mundo atemporal, músicas, textos e imagens foram costurados cena a cena como uma antiga colcha de retalhos.

Casa de Cultura Flávio Craveiro (Av. Lênin 200 – Dom Pedro I)

Dia 13, às 9h30 e 14h: ‘Os Piratas na Ilha do Tesouro Perdido’, com EK Produções
Os piratas chegam a ilha do tesouro perdido, com efeitos, sustos e muita confusão. Porém, eles encontram na ilha uma menina que também está com uma parte do mapa. Para encontrar o tão falado tesouro, eles precisam unir as três partes do mapa e decifrar um enigma.

Dia 28, às 16h: ‘Na Rua, As Peripécias do Mímico Andarilho’
Um personagem chega “Na Rua”, seu habitat natural, carregando uma mala com seus pertences e interagindo com o público, onde tocará sua flauta transversal e realizará números de pantomima interativos. O espetáculo aborda a importância da preservação ambiental.

Conexão Juventude (Rua Ubirajara Raimundo de Souza, s/n - Pq. Interlagos)

Dia 15, às 16h: ‘Tão Desiguais, Mas... Todos Iguais’, com Artvidance Urban Crew
Coreografia de dança que destaca que é possível viver e conviver com pessoas e atitudes as quais julgamos “diferentes” e “erradas”.

Praça João Mendes / Projeto Arte na Praça (Centro)

Dia 21, às 10h: ‘Ritmos e Poesia: SP Bahia’, com Angoleiros do Sertão de SJC
Encontro interartístico de ritmos, vozes e movimentos que se expressam por meio de linguagens fundamentadas na cultura popular, mais especificamente nas culturas de origem africana tais como a capoeira angola, o samba rural, samba reggae e outros.

Parque Vicentina Aranha (Rua Eng. Prudente Meirelles de Moraes, 302 – Vila Adyana)

Dia 13, às 18h: ‘Sertania Nodestina – As Léguas Tiranas de Luiz ‘Lua’ Gonzaga, com Claudio do Vale / FLIM – Festa Lítero Musical
Uma espécie de ‘repente’ da vida e obra do grande sanfoneiro, cantador e compositor Luiz Gonzaga. Imagina-se na feira de Caruaru assistindo as improvisações musicais e ‘piadísticas’ (neologismo criado por Gonzagão) de um grupo regional nordestino. Os tocadores de sanfona, zabumba e triângulo animam o ‘arrasta-pé’ com as canções mais populares do ‘Lua’ (como foi apelidado).

Dia 22, às 10h30: Banda Sianinhas / Projeto Música no Vicentina
Formada em São Luiz do Paraitinga (SP), a banda é composta somente por mulheres e tem a proposta de elaborar um espetáculo visual, musical e cultural singular, mesclando vários gêneros musicais, como congada, brão, folias, dentre outros.

Teatro Dailor Varela / 34º Festivale (Av. Lênin 200 – Dom Pedro I)

Dia 3, às 10h e 14h: A Casa de Dentro da Gente, com grupo Caixa de Histórias
A partir de poemas, canções e jogos de cena, o espetáculo, que completa 10 anos, dá forma às memórias que reverberam no imaginário de nossas próprias casas e lembranças como uma colcha de retalhos.

Centro Cultural Clemente Gomes / 34º Festivale

Dia 7, às 23h: ‘Proseio’, com Grupo Cabelo de Milho
Show inédito que retrata a vida e a poesia do homem piraquara valeparaibano, com composições e arranhos autoriais e instrumentais.

Casa de Cultura Rancho do Tropeiro Ernesto Villela / 34º Festivale (Rua Ambrósio Molina, 184 – Eugênio de Melo)

Dia 3, às 10h e 14h: Na Beirada do Rio, com Cia Las Cênicas
Fauna e Flora são seres fantásticos que andam mundo afora. Quando chegam na beirada do rio, armam acampamento e põem-se a contar, cantar e encantar com o que há no imaginário popular. O espetáculo mergulha no folclore do Vale do Paraíba.

Recanto João de Deus – Asilo Pio XII

Dia 27, às 14h30: ‘Sertania Nodestina – As Léguas Tiranas de Luiz ‘Lua’ Gonzaga

Museu de Arte Sacra / Mercadão Vivo (Travessa Chico Luz – Centro)

Dia 7, às 11h30: Corações Partidos, com Banda Los Cunhados
A Banda Los Cunhados tem o rock como principal influência, o grupo busca uma roupagem original em seu repertório, moderno em arranjos e dotado de atitude.

Dia 21, às 11h30: ‘Uma Viagem Pela Música Brasileira’, com Banda Preto Básico
Preto Básico transita por xotes, forrós, moda de viola, samba raiz, MPB e outros, com arranjos ousados e interpretações marcantes.

EMEI Profª Angela de Castro Fernandes Lopes

Dia 27, às 10h30 e 13h30: Canto de Coruja’, com Cia do Farol
Uma união entre música e teatro para falar do fascinante mundo da criança que somos, fomos e que temos. A apresentação aborda temas como a misteriosa noite e seus seres encantados, a cotidiana relação familiar, o respeito ao meio-ambiente e tudo que escutamos de nossos pais e avós.

Casa de Cultura Chico Triste (Rua Milton Cruz, s/nº – Vila Tesouro)

Dia 19, às 9h e 14h: ‘A Arvore Mágica e Seus Segredos’, com EK Produções
Uma última árvore de uma espécie rara não dá mais frutos, mas tem vida e sentimentos. Um homem tenta de tudo para derrubá-la, mas o cão e a gatinha, juntamente com a plateia, conseguem conscientizá-lo da preservação do meio ambiente. No final, um segredo é revelado.

Publicado em: 02/09/2019