Duelo de danças será de forma individual, com premiação e troféu / Foto: Paulo Amaral

A grande final da Mostra de Danças e Movimentos Urbanos vai aquecer o pavilhão do Centro da Juventude (região sul) neste domingo (16), a partir das 14h. A batalha faz parte da programação do 30° Festidança e é uma realização da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR).

Para promover e valorizar a expressão artística das artes urbanas, a batalha terá quatro estilos a serem avaliados pelos jurados: locking, popping (jurado Frank Ejara para ambos), breaking dance (jurado Andrézinho) e hip hop free style (jurado Marcel Xavier).

O duelo de danças será feito de forma individual (1x1). Para o 1º lugar, a premiação é de R$1000,00. Já para o 2° lugar, é de R$500,00. Os dois lugares têm direito a troféu.

No palco, comandam as músicas os DJ’s Niko e Pow, ao lado de MC Vicente Blood, que conduzirá todo o evento.

Finalistas

Para chegarem até aqui, 36 dançarinos participaram de uma seletiva regional, onde se classificaram 10 finalistas: R. Roberto, Jeff, Daninho, Juliano, Toledo, GI, Buia, Dede, Fael e Samira.

Agora, eles irão competir com os 56 dançarinos de âmbito nacional que se inscreveram pelo site da FCCR e que ainda passarão por seleção. Além deles, demais interessados em participar também poderão se inscrever no mesmo dia da batalha, presencialmente, portando documento com foto.

Participações especiais

Diversos convidados também marcam presença durante o evento, proporcionando ao público maior contato com as interartes. O pavilhão do local ainda abre espaço para a prática de esportes radicais, como patins, scooter e outros.

- Jam Session/demonstração de bicicletas BMX: organizadores Luciano Antão e Samuel Shinogaki (parceria com a Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida);

- Jam Session/demonstração de skate: organizador Nankin Menezes (parceria com a Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida);

- Demonstração de parkour, sob organização da Cia. Cinesia;

- ‘Projeto Pontos de Vista – Bikers Pelo Mundo’, com curadoria de Luciano Antão: exposição fotográfica de atletas locais e regionais que treinam há mais de dez anos na pista de Esportes Radicais do Centro da Juventude, que se destacam no cenário e também integram a Seleção Olímpica Brasileira de BMX 2019 e 2020;

- Intervenções de dança da Cia. Artvidance Urban Crew, do Projeto Circulação.

Encontro de Mabalares e Circo

Durante toda a competição, acontecerá o Encontro de Malabares, em que o público poderá aprimorar as habilidades com o malabarismo e o circo e trocar saberes com os artistas presentes. A proposta é proporcionar um momento de ‘palco aberto’, de forma livre.

Tem presença confirmada Palhaço Yoyo, Barruchi, Sil, Thierry, Palhaça Babalu, Palhaço Pimentinha, Guilherme Lira, Heloisa e a professora de circo Ellen Moreira; além de artistas convidados e do Projeto Arte nas Ruas, da FCCR.

Audiovisual

Para acompanhar tudo isso, o filme ‘Triunfo – A História do Pai do Hip Hop’ será exibido, em parceria com o projeto Ponto Mis. O documentário retrata a trajetória de Nelson Triunfo, considerado o pai do hip hop brasileiro. Dançarino, compositor e “sociólogo da favela”, ele saiu do sertão pernambucano para balançar os bailes blacks nas décadas de 1970 e 1980.

Além disso, diversos videoclipes de dançarinos de danças urbanas da cidade também serão exibidos durante o evento, todos produzidos de forma independente pelos próprios participantes.

NACD – Centro da Juventude
Rua Aurora Pinto da Cunha, 131 – Jardim América