Fundação Cultural Cassiano Ricardo


Os palhaços Chops e Faísca. Foto: Anderson Svanci.

Já pensou em participar de uma visita guiada pelo Museu Municipal, com a presença de um intérprete em libras? Os alunos da Associação de Apoio Ao Deficiente Auditivo (AADA) terão esta oportunidade nesta sexta-feira (10), às 14h30.

Depois da visita, às 15h30, eles se juntam aos alunos da Sorri e da Emef Maria Aparecida Santos Ronconi para assistirem à apresentação do espetáculo Alguém nos Louvre, da Cia Dois Palitos. Financiado pelo Programa de Ação Cultural (Proac), a encenação é realizada apenas por movimentos corporais e não contém falas.

A peça conta a história do palhaço Chops e da palhaça Faísca, que são funcionários do Museu do Louvre, incumbidos de preparar a galeria para uma grande exposição que contará com a presença de uma das obras mais conhecidas do mundo. Eles tentam executar a tarefa de forma satisfatória, mas um inesperado acidente tenciona ainda mais essa história que caminha sobre o fio tênue entre o fracasso e o sucesso.

Salvo exceções, as apresentações são feitas em museus, onde ocorrem as visitas guiadas. Segundo Raissa Guimarães, intérprete da palhaça Faísca, a proposta é incentivar a visita a esses espaços que preservam a memória e a história do ser humano. “Os museus precisam ser ocupados e valorizados, portanto queremos passar a mensagem da relevância desses locais, incentivá-los a frequentar esses ambientes”.

“Trabalhar com criança é um desafio, mas tem sido uma experiência muito boa. Sabemos que eles não têm filtros, então quando conseguimos prender a atenção deles mesmo em um teatro sem falas, estamos no caminho certo”, disse. “E o envolvimento das crianças com o espetáculo tem sido intenso e o feedback muito positivo”, concluiu a atriz.

Museu Municipal De São José Dos Campos
Praça Afonso Pena, 29 – Centro

(12) 3921-7587
(Visitação: Ter a Sex - 9h às 18h • Sáb - 9h às 13h)

Programação

Links