A atividade é uma visita livre que mistura crochê e terapia. / Foto Divulgação

Proporcionar qualidade de vida a partir de atividades culturais. Foi com esse objetivo que foram criados os projetos Encontro Crocheterápico e Terapia Musical. A Casa de Cultura Rancho do Tropeiro Ernesto Villela, em Eugênio de Melo, oferece esses dois tipos de terapia cultural à comunidade, em parceria com entidades do distrito.

Todas as segundas-feiras, a partir das 14h, acontece o Encontro Crocheterápico, em parceria com a Unidade Básica de Saúde do Galo Branco, por meio do Programa Saúde da Família. A atividade é uma visita livre que mistura crochê e terapia, em que as participantes podem aprender a crochetar com ajuda das agentes comunitárias de saúde, fazer novas amizades e ainda criar uma fonte de renda.

Já a Terapia Musical, que acontece nesta terça-feira (7), às 18h30, os alunos de viola caipira do programa Arte nos Bairros vão até a Casa de Repouso Vó Laura. “A musicoterapia auxilia com uma mudança positiva de comportamento, fortalecendo as capacidades cognitivas e também garante a estimulação da memória”, explicou a assistente social e coordenadora técnica da casa de repouso, Daniela Osório.

A funcionária também relata que o ambiente musical proporciona a formação de novos conteúdos mentais e o resgate de memórias afetivas, além de ser capaz de gerar “respostas fisiológicas”, como a melhora do sistema cardiovascular e da pressão sanguínea.

Casa de Cultura Rancho do Tropeiro Ernesto Villela
Av. Ambrósio Molina, 184 – Eugênio de Melo