Fazer com que os homens sintam retratados ou se vislumbrem em alguma área da dança é o grande objetivo dos curadores da exposição A Dança Por Eles, que abre nesta quarta-feira (24), às 19h30, no Museu Municipal. A entrada é gratuita e livre para todos os públicos.

Enfatizando a diversidade das linguagens, passando por artistas das danças urbanas, sapateado, dança-teatro, balé clássico, entre outros, a mostra traz um grupo seleto de criadores, jovens e mestres, que atuam dentro ou fora de São José, mas que iniciaram sua carreira aqui.

“Queremos estimular a procura pela dança, que pessoas, principalmente os homens, se vejam nas fotos e encontrem a área que se encaixam”, explicou Robson Jacqué, que faz a curadoria junto com Danilo Ferrara. “É legal que eles encontrem seu lugar nessa expressão, não só pelo lado artístico, mas pelo lado humanístico também”.

“Hoje estamos vendo mais homens na dança, mas há algum tempo, nos anos 80 e 90, isso era muito pontual, então queremos valorizar estes poucos bailarinos e mostrar que é importante termos vários corpos de diferentes gêneros, pois isso só enriquece a dança”, disse Jacqué.

Núcleos

A exposição será dividida em dois núcleos. O primeiro, localizado no Museu Municipal, se concentra em artistas com menor tempo de carreira e que merecem projeção. O segundo fica na galeria do Teatro Municipal, com artistas de destaque, com maior tempo de profissão.

Em especial, a mostra homenageia o ‘Maître de Ballet’, Luis Antônio de Campos Fonseca, o ‘Totonho’, por sua história na dança e atuação na Fundação Cultural como professor, além de hoje ser referência marcante na trajetória de tantos outros bailarinos.

Museu Municipal De São José Dos Campos
Praça Afonso Pena, 29 – Centro