Fundação Cultural Cassiano Ricardo


A orquestra é formada exclusivamente por violas caipiras de dez cordas e foi fundada em 1997 pelo maestro Rui Torneze. / Foto por Felipe Bianchi

A 18ª Festa do Mineiro, que acontece neste fim de semana, no Pavilhão Gaivota do Parque da Cidade, terá como uma das principais atrações o concerto da Orquestra Paulistana de Violas Caipiras (OPVC). A apresentação acontece no sábado (27), às 20h. A tradicional festa é uma realização da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, da Prefeitura de São José dos Campos.

A orquestra é formada exclusivamente por violas caipiras de dez cordas e foi fundada em 1997 pelo maestro Rui Torneze. “No início era só uma prática em conjunto de viola caipira e, quando recebemos uma sede para os ensaios, eu comecei a ensinar os membros o estudo da música e a adaptar as partituras de orquestras para o instrumento da viola caipira”, explicou o maestro.

A Orquestra Paulistana de Viola Caipira tem como missão formar público para a música executada à viola caipira e por isso desenvolve um eclético repertório, que vai da música caipira de raiz à inusitadas e originais incursões na música erudita, new age e Música Popular Brasileira (MPB).

A composição da OPVC é dividida como de uma real orquestra, com seis naipes diferentes: viola um, viola dois, viola três, viola quatro, violão e violona (de base). A orquestra também conta com um violeiro spalla, um músico mais experiente que faz os solos principais, como explicou Torneze.

“Estamos preparando um repertório especial para a Festa do Mineiro, homenageando o Estado de Minas Gerais, porque é impressionante a influência mineira na cidade de São José dos Campos”, disse o maestro, que também revelou que cinco membros da orquestra são da cidade.

A tradicional festa conta com barracas de comidas típicas mineira, variado artesanato e muita animação.

Programação

Dia 27 (Sábado)
9h – Abertura da porteira com berrante

10h – Missa de Abertura
11h – Distribuição de biscoito de polvilho e café com leite
12h – Grupo de Violeiros da Fundação Cultural, com Zé da Viola
12h às 22h – Oficina Livre de Luteria de Violas
13h às 22h – 1º Encontro de Violeiros
20h – Orquestra Paulistana de Violas Caipiras

Dia 28 (Domingo)
9h às 22h – Oficina Livre de Luteria de Violas

10h às 16h – 1º Encontro de Violeiros
20h – Show com a dupla Leyde e Laura

Fundação Cultural Cassiano Ricardo
Av. Olivo Gomes, 100 – Parque da Cidade / Santana

(12) 3924 7300

Publicado em 24/04/2019

Programação



 

Links