Para participar do workshop e das oficinas é preciso se inscrever pelo site do festival / Foto: Silvana Marques

A programação do IV Festival de Choro Pixinguinha no Vale prossegue nesta segunda-feira (8), às 17h30, no Parque Vicentina Aranha, onde acontece um workshop com o músico Paulo Aragão. Para participar do workshop e das oficinas é preciso se inscrever pelo site do festival (www.pixinganovale.com). As vagas são limitadas e serão preenchidas ordem de inscrição.

Com o tema Prática de Conjunto, o profissional abordará a linguagem do choro aplicada aos instrumentos harmônicos (violão de 6 cordas) e harmônico-melódicos (violão de 7 cordas), propondo o estudo e treinamento prático dos diversos ritmos conformadores do choro (polca, maxixe, valsa, schottisch).

E na terça-feira (9), Paulo Aragão conduzirá a palestra O Choro e as Raízes da Música Popular Brasileira, onde realiza um passeio auditivo e visual por um período fervilhante da história da música brasileira. A palestra acontece às 20h, no auditório do Museu Municipal. O ingresso é solidário e os interessados precisam se cadastrar no site do festival (www.pixinganovale.com) e trocá-lo por 1 kg de arroz ou feijão na portaria do museu, 15 minutos antes do início da palestra.

Foto: Charles Moura PMSJC

A abertura do festival ocorreu no último sábado (6), às 11h, com apresentação da Banda de Santana, ao lado do Museu de Arte Sacra, na Travessa Chico Luiz. O evento lotou a tenda montada no local e fez parte do projeto Mercadão Vivo, da Prefeitura de São José.

No domingo (7), segundo dia do festival, o grupo Sopro Caipira, de São Luiz do Paraitinga, desfilou um repertório especial de grandes sucessos do choro e de outras músicas muito conhecidas do público. O show do grupo, no Parque Vicentina Aranha, também contou com casa cheia.

O IV Festival do Choro Pixinguinha no Vale é uma realização conjunta da Prefeitura, Fundação Cultural Cassiano Ricardo e um grupo de músicos da cidade, responsáveis pela idealização e organização do evento. O festival conta com apoio do Parque Vicentina Aranha, do Sesc e empresas do setor privado.

Av. Olivo Gomes, 100 – Parque da Cidade – Santana

Publicado em 08/04/2019