Os alunos conheceram a Mostra de Arte e Tecnologia, que aborda a relação do homem com a natureza. / Foto: Divulgação

Um grupo de 60 crianças e adolescentes da fanfarra da unidade Jardim Paulista, da Fundação Hélio Augusto de Souza (Fundhas), visitou o Museu Municipal de São José dos Campos (região central) na última sexta-feira (8). Os alunos conheceram a Mostra de Arte e Tecnologia, que aborda a relação do homem com a natureza e contextos tecnológicos; e que prossegue aberta até março, com entrada gratuita.

A visita a museus faz parte das atividades e oficinas oferecidas pela instituição, como forma de treinar o olhar dos alunos para a sensibilidade das expressões artísticas. O estudo de representações artísticas como música, dança, pintura e teatro é um dos eixos desenvolvidos pela Fundhas, nas 14 unidades de São José.

Com idades entre 9 e 14 anos, os alunos aprovaram a visita e saíram inspirados para retomar os ensaios e apresentações da fanfarra. José Medeiros de Oliveira, 10 anos, visitou o museu pela primeira vez e ficou encantado com a exposição interativa ‘Cronossomos’. “Este é o espaço que mais gostei, o ambiente é diferente e podemos participar mexendo nos sons e imagens, é demais!”, destacou.

Tatiane Gaspar Cordeiro, 13 anos, que participa do corpo coreográfico da fanfarra há três anos, gostou da visita e pretende voltar. “Para mim, arte inspira e faz bem, seja nas telas que vimos aqui no museu ou na música da fanfarra, gosto de todos os tipos”, frisou Tatiane. “É muito bom ter espaços dedicados às artes em São José, conheço muita gente que precisa vir aqui. Quero trazer minha irmã, que ama desenhar, ela vai adorar”.

"Atividades como essa são importantes para ampliar o repertório artístico das crianças e dos adolescentes. Conhecer os espaços culturais da cidade melhora a percepção e a sensibilidade dos alunos”, afirmou Marco Aurélio de Oliveira, educador social. A fanfarra da Fundhas se apresenta em eventos cívicos e tem um histórico de participações em campeonatos nacionais e estaduais, com diversos títulos.

A instituição

Mantida pela Prefeitura há 31 anos, a Fundhas atende gratuitamente crianças e adolescentes, de 6 a 18 anos, que participam de atividades no contra turno escolar. Entre as ações da instituição estão projetos educacionais como música, dança, teatro, artes e uma atenção especial ao reforço escolar.

Esporte e cultura também fazem parte do dia a dia dos alunos, que ainda aprendem a cuidar do meio ambiente. Além destas atividades, os adolescentes têm como opção cursos de iniciação profissional como: robótica, informática, mecânica, elétrica, comunicação, telemarketing e outras, de forma a proporcionar a ampliação de saberes, diferentes aprendizagens e o desenvolvimento de valores e atitudes.

(*) Com informações da jornalista Paula Pessoa / Comunicação da Prefeitura SJC

Museu Municipal de São José dos Campos