Fundação Cultural Cassiano Ricardo


A mestre e doutora Adélia Nicolete, que irá orientar as atividades / Foto: Divulgação

Participar de um ateliê de dramaturgia solo sob comando de Adélia Nicolete, e totalmente de graça. Esta é a oportunidade que a Fundação Cultural Cassiano Ricardo está oferecendo ao público nos próximos dias 8, 9, 15 e 16. As inscrições podem ser feitas pelo site da Fundação Cultural e a classificação é livre.

A oficina acontece no Centro de Estudos Teatrais (CET), localizado no Centro Cultural Clemente Gomes, no Parque da Cidade, em Santana (região norte), e faz parte da programação do 8º Noites em Processo, projeto da Fundação Cultural, que tem início neste sábado (8), no mesmo local.

A proposta é desenvolver a reflexão e a criação de cenas e projetos em torno dos solos teatrais, com base na dinâmica dos ateliês de dramaturgia desenvolvidos na pesquisa de Adélia Nicolete, em seu doutoramento. A atividade é voltada a dramaturgos, atores, diretores e artistas interessados em desenvolver trabalhos solos.

Tendência

Colocar as vontades e pesquisas dos participantes em cena é o objetivo da dramaturga. “Os solos teatrais, embora não sejam uma novidade, são atualmente uma tendência, devido a diversas razões, sobretudo porque permitem a criação sozinha, sem dependência de outros fatores”, explica.

A abordagem da atividade se dará a partir de temas urgentes, conforme explica Adélia. “A arte e a cultura estão cada vez mais sendo vistas como valores menores. Diante disso, quero fazer os participantes se questionarem sobre diversas urgências, seja do ponto de vista pessoal ou coletivo”, enfatiza.

Perfil

Adélia Nicolete é mestre e doutora em Artes pela Escola de Comunicação e Artes (ECA), da Universidade de São Paulo (USP). Tem mestrado em dramaturgia em processos colaborativos, com a tese pedagogia da dramaturgia. Nascida na região do ABC Paulista, trabalha na área há mais de 40 anos.

 

Centro de Estudos Teatrais (CET)    
Av. Olivo Gomes, 100 – Parque da Cidade – Santana                     

(12) 3924-7300 / 7341

Publicado em: 06/12/2018

Programação



Links