Fundação Cultural Cassiano Ricardo


A orquestra reúne pessoas de diversos países e as músicas abordam temas diversificados / Foto: Daniel Keysis

Um grupo de músicos brasileiros, imigrantes e refugiados de diversas partes do mundo, que executa canções tradicionais de diferentes países. Este é o perfil da Orquestra Mundana Refugi, que se apresenta nesta sexta-feira (9), às 20h, no Teatro Municipal, como parte da programação do Mês da Música.

A reserva de ingressos deve ser feita por meio do site da Fundação Cultural, sendo que 20% do total estarão disponíveis para distribuição no local.

Sob direção musical do multi-instrumentista Carlinhos Antunes, a orquestra apresenta temas tradicionais da Palestina, Irã, Guiné, Congo e Brasil. Compõem o repertório 11 canções, que vão de cantos tradicionais sobre amor, tristeza e a fuga do país; caravanas que homenageiam personagens; retratos de periferias do mundo e até manifestos políticos, conforme explica o diretor.

Diversidade cultural

“A proposta da orquestra é destacar cada vez mais a riqueza da diversidade cultural, sobretudo no atual momento que vivemos no país. Queremos que as pessoas percebam a importância das diferenças, que se manifestam por meio de músicas, alegrias, tristezas, dentre muitas outras coisas”, enfatiza o produtor Carlinhos Antunes.

Além das vozes de diferentes lugares, as canções incorporam sonoridades de várias culturas, com instrumentos como o acordeom, piano, violino, flauta, cítara chinesa, kanun (harpa de mesa da região do Irã), bouzouki (instrumento de cordas da região da Palestina), djembê (tambor originário da África Ocidental) e tantos outros. 

Perfil

A Mundana Refugi surgiu no ano passado, após 15 anos de Orquestra Mundana. Foi formada ao longo de dois meses dentro do projeto Refugi, no Sesc Consolação, que oferecia oficinas musicais gratuitas para imigrantes e refugiados. O grupo já se apresentou em diversos estados brasileiros.

A orquestra é composta por 21 músicos, sendo nove brasileiros, dois congolenses, dois guineenses, dois iranianos, dois palestinos, um chinês, um cubano, um francês e um tunisiano.

 

Teatro Municipal               
Rua Rubião Júnior, 84 (3º andar) – Centro

(12) 3942-1144

Publicado em: 07/11/2018

Programação




Links