Fundação Cultural Cassiano Ricardo

A bailarina e coreógrafa Ana Guerrero, que atua profissionalmente em São José dos Campos, ministra na próxima terça-feira (9), na Casa de Cultura Tim Lopes, no Bosque dos Eucaliptos (região sul), um workshop sobre dança flamenca. A atividade é uma realização da Fundação Cultural Cassiano Ricardo e acontece a partir das 19h de forma gratuita, livre para todos os públicos e sem necessidade de inscrição prévia.

O workshop oferece uma explanação geral e aborda técnicas da dança flamenca, gênero artístico espanhol apreciado por seus movimentos emocionais, que usam os braços e os golpes de pés, exibindo com virtuosismo a beleza das castanholas. Fortemente influenciado pela cultura cigana e com raízes na cultura mourisca e árabe, o flamenco surgiu de uma fusão dessas culturas.

“Quem participa fica muito interessado e curioso, porque não é uma dança muito usual”, conta Ana Guerrero. “O flamenco favorece várias áreas, ajuda na coordenação motora, musicalidade e ritmo. Ajuda também com a recuperação da autoestima, pois é uma dança muito feminina e expressiva”, completa ela.

Perfil

Além de bailarina e coreógrafa, Ana Guerrero também é professora de flamenco. Formada em psicologia, após realizar vários estudos com abordagens corporais, iniciou um trabalho voltado à dança, em especial a flamenca. Viaja a Espanha diversas vezes, onde realiza longos períodos de estudos em Sevilha, Madri e Jerez, com nomes importantes do gênero. Organiza e produz, anualmente, o Festival Internacional de Flamenco de São José dos Campos.

Casa De Cultura Tim Lopes
Av. Ouro Fino, 2520 - Bosque dos Eucaliptos

(12) 3917-1612

Programação



Links