Fundação Cultural Cassiano Ricardo


O espetáculo Teatro de Brinquedos & Histórias de Papel, do Grupo Teatro do Imprevisto, é uma das atividades programadas. Foto: Paulo Amaral

No mês em que se comemora o Dia das Crianças (12 de outubro), a Fundação Cultural Cassiano Ricardo programou uma série de atividades voltadas para o público infantil, com brincadeiras, vivências e apresentações (teatrais e musicais) do Projeto Circulação. A programação acontece entre os dias 6 e 19 em quatro casas de cultura e no Núcleo de Ação Cultural Descentralizada (NACD), no Centro da Juventude. As atividades são gratuitas e abertas a comunidade.

Para Leandro Delgado, orientador da oficina de circo e de construção de brinquedos da Fundação Cultural, é importante preencher os espaços públicos com atividades infantis. “A criança que brinca na infância se torna um adulto melhor em todos os aspectos. Por isso é importante incentivar, principalmente, as brincadeiras tradicionais, que não necessitam de tecnologia”, diz ele.

“As crianças possuem um olhar ‘fresco’ e inocente do mundo. Por isso, as atividades culturais permitem a elas uma nova forma de se expressarem, desenvolvendo sua sensibilidade cultural”, ressalta Guilherme Venâncio, que realizará a oficina O Palhaço e a Criança. “Ensinar brincadeiras é não deixar a arte e a cultura morrerem. É muito bom encontrar avô, filho e neto ligados por uma mesma coisa”, enfatiza Leandro.

Programação

NACD – Centro da Juventude

Dia 6 (sábado), às 14h: Brincando com Alegria, atividades em parceria com a Secretaria de Esportes e Qualidade de Vida, visando a inclusão social, descontração e diversão, por meio de brincadeiras infantis.

CC Chico Triste (6ª Semaninha Chico Triste)

Dia 8 (segunda), às 9h: Lançamento e distribuição do fanzine Nas Aventuras do Chiquinho, de Fernando Balão.    
Dia 10 (quarta), às 9h: Teatro de Brinquedos & Histórias de Papel, com o grupo Teatro do Imprevisto (Projeto Circulação).
Dia 11 (quinta), às 14h: Sonhos de Francisco – Contos do Vale do Paraíba, contação de histórias com Marcelo Fernandes (Projeto Circulação).

CC Lili Figureira (2ª Semaninha da Criança)

Dia 9 (terça), às 9h: Vivência Lúdica Para Bailarinas, com Marcos Sanches e aprendizes da oficina de balé da casa de cultura.
Dia 10 (quarta), às 9h30: O Palhaço e a Criança, com Guilherme Venâncio, oficina que trabalha a descoberta do palhaço interior, utilizando jogos teatrais.

CC Tim Lopes

Dia 9 (terça), às 9h: Oficina de contação de história, recorte e colagem e palestra sobre ilustração literária, com a autora Mirian Cris e a ilustradora Gabi Andrade, do livro Ratinho ou Ratão?
Dia 19 (sexta), às 9h: Oficina de confecção de pipas, com Fábio Camargo.

Endereços

Casa de Cultura Lili Figureira    
Rua Roberto Cruz, 40 – Jardim Santo Onofre 

(12) 3942-1005

Casa De Cultura Tim Lopes
Av. Ouro Fino, 2520 - Bosque dos Eucaliptos

(12) 3917-1612

Casa de Cultura Chico Triste    
Rua Milton Cruz, s/nº – Vila Tesouro

(12) 3929-7559 

NACD – Centro da Juventude                                      
Rua Aurora Pinto da Cunha, 131 – Jardim América

(12) 3932-8709

Publicado em: 05/10/2018

Programação



Links