Cerca de 700 pessoas já visitaram o museu desde a abertura da exposição / Foto: Divulgação - FCCR

A exposição temporária Chico Triste em Primeira Pessoa, montada no Museu Municipal de São José dos Campos e prevista para ser encerrada no próximo sábado (6), foi prorrogada até 14 de dezembro. Cerca de 700 pessoas já visitaram a exposição, composta por uma linha do tempo, trechos de livros publicados pelo folclorista e uma releitura de ilustrações dessas obras, produzida pelo ilustrador Zeco Rodrigues.

A mostra foi aberta pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo em agosto, em comemoração ao centenário de nascimento do professor, jornalista, escritor e folclorista Francisco Pereira da Silva, o Chico Triste.

Montada a partir do Programa Memórias, da Fundação Cultural, “a exposição valoriza o patrimônio humano e a produção cultural, sensibilizando as pessoas para a diversidade que compõe o cenário atual”, enfatiza a curadora Pércila Márcia, jornalista e mestranda em museologia. O Programa Memórias tem a função de despertar o interesse pela história cultural da cidade.

Perfil

Nascido em 1918 no Estado de Sergipe, Chico Triste destacou-se como folclorista, atuando na área cultural de São José dos Campos, como pesquisador e escritor. Como jornalista, Chico Triste fundou o jornal Valeparaibano, foi editor do Anuário Caçapavense, fundador do semanário Roteiro de Caçapava, redator do jornal Diário da Manhã, cronista do jornal Agora, entre outros jornais.

Chico Triste também fundou a Biblioteca Pública Edgard Pontes, de Caçapava, e o Instituto Histórico e Geográfico, de Ubatuba. Foi membro do Conselho Municipal de Cultura de São José, da Sociedade Joseense de Cultura, da Comissão Paulista de Folclore da UNESCO/ONU e da Associação Brasileira de Folclore. Faleceu no dia 10 de março de 1981, em São José dos Campos.

As visitas à exposição podem ser feitas de terça a sexta, das 9h às 18h, e aos sábados, das 9h às 13h. Agendamento de grupos podem ser feitos pelo telefone 3921-7587 ou pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.. A entrada é gratuita.

Museu Municipal de SJC
Praça Afonso Pena, 29 – Centro