'Os Namorados', de Eugênia da Silva. Foto: Divulgação

Para celebrar o Dia do Figureiro, 20 de setembro (instituído por lei municipal), a Fundação Cultural Cassiano Ricardo, programou uma série de atividades que acontecem entre os dias 10 e 28 deste mês, em quatro casas de cultura: Lili Figureira (Jd. Santo Onofre), Rancho do Tropeiro Ernesto Villela (distrito de Eugênio de Melo), Chico Triste (Vila Tesouro) e Eugênia da Silva (Novo Horizonte).

O destaque da programação é a Semana do Figureiro, que será realizada de 18 a 22 de setembro, com apoio do Instituto Ecocultura, de São José, por meio do Projeto Santo de Casa – Tecnologias Populares. O evento deverá reunir várias figureiras da região que participarão de exposição, vivência e troca de saberes.

Casa de Cultura Lili Figureira

Exposição Centenário Lili Figureira
De 10 a 28, 9h às 21h: Como parte do Projeto Vitrine Viva, a exposição reúne 20 figuras em barro feitas por Lili Figureira. Os trabalhos são de várias épocas de sua vida, de diferentes tamanhos e abordam várias temáticas, como a vida rural, mulheres que ela admirava, santos que era devota, dentre outras.

Projeto Memória Viva
Dias 11, 13, 18, 20 e 25; 10h e 15h: Visitas monitoradas de grupos escolares e comunidade para conhecer a vida e obra de Dona Lili. Para participar é necessário fazer agendamento pelos telefones 3942-1005 e 99740-4383.

Prosa Com As Figureiras
Dia 21, 15h: Em comemoração ao Centenário de Lili Figureira, as suas filhas, Fátima Santos e Francisca Santos, realizam um bate-papo aberto ao público, em que retomam a história de sua mãe e trocam saberes sobre a área.

Semana do Figureiro

Casa de Cultura Rancho do Tropeiro Ernesto Vilella
Dia 18, 9h: A figureira Luciana Melo realiza uma vivência sobre os saberes do barro e abre a exposição Barroco ao Barro, de sua autoria, que fica aberta ao público até o dia 30.

Casa de Cultura Chico Triste
Dia 19, 9h: Abertura da exposição comemorativa ‘Conhecendo os Mestres Figureiros’, do artista Luiz Paulo Ragazini, que retrata em suas figuras diversos santos protetores e fica aberta ao público até o fim do mês. Seus familiares também estão confirmados para a realização de uma troca de saberes. Já a santeira e figureira Aurora Carmo e Silva realiza uma vivência sobre confecção de apitos, por meio da exibição de alguns de seus trabalhos e orientações sobre como fazer a peça.

Casa de Cultura Eugênia da Silva
Dia 20, 9h: Abertura da exposição ‘Eugênia Figureira da Silva’, que apresenta releituras de figuras feitas por ela e produzidas por aprendizes da oficina de modelagem do próprio local. Com a presença dos familiares de Dona Eugênia, a casa de cultura também receberá visitas monitoradas de escolas da região, sobre vida e obra da ceramista. No mesmo dia, a mestra figureira do bairro, Maria Inês de Moraes, realiza uma vivência com troca de saberes. Junto a tudo isso, o varal itinerante ‘Aqui Mora Um Mestre de Cultura’, reforça as homenagens por meio de fotografias sobre a área, abordando diversos temas. Para encerrar, um café solidário.

Dia 22, 10h: Encerramento da Semana do Figureiro com apresentações musicais de Almir Luz; roda de conversa com artistas, ceramistas, figureiros e santeiros da região do Vale do Paraíba e Litoral Norte para troca de saberes; 14h: apresentações folclóricas e de cultura popular de diversos artistas do bairro e da região, como parte do projeto Palco das Artes; o grupo Congada Filhos de Zambi movimenta os convidados ao som de congos, congadas, jongos e catiras; o grupo Dedinho de Prosa apresenta o ‘Caipiras Desde Cabral’, uma homenagem à música caipira brasileira, como parte do Projeto Circulação; o Grupo de Jongo Mistura da Raça forma uma grande roda de dança acompanhado de tambores.

Casa de Cultura Lili Figureira
Rua Roberto Cruz, 40 – Jardim Santo Onofre