Foto: Divulgação

Após 12 dias de muita atividade teatral, chega ao fim, neste domingo (9), a 33° edição do Festivale, um dos maiores festivais de teatro do país, realizado anualmente pela Prefeitura de São José e Fundação Cultural Cassiano Ricardo. O espetáculo de encerramento será apresentado pela Cia dos Atores, do Rio de Janeiro, interpretando ‘Insetos’, a partir das 20h, no Teatro Municipal (região central).

Para Susana Ribeiro, integrante da Cia dos Atores, participar de festivais é sempre muito bom. “Vamos participar pela primeira vez do Festivale e, para nós, é uma honra muito grande. Ficamos muito felizes com o convite e só estamos ouvindo coisas boas do festival, então a expectativa para a apresentação é a melhor possível”, diz ela.

A programação prossegue nesta sexta-feira (7) e sábado (8) com 16 apresentações em vários lugares e a realização de duas rodas de conversa. Uma delas no domingo (9), às 17h, no auditório do Museu Municipal, com o tema Festivale: Um lugar de inquietações para novas perspectivas, com a participação de coordenadores, curadores e críticas do festival. O encontro é aberto ao público sem necessidade de inscrição.

Os ingressos para o espetáculo de encerramento e os demais que ainda serão realizados em locais fechados devem ser reservados, de forma eletrônica, pelo site da Fundação Cultural, até às 17h30 do domingo. No local, o público também poderá fazer doações de óleo ao Fundo Social de Solidariedade de São José dos Campos, que deverá ser entregue até 1 hora antes do início da apresentação.

O espetáculo

Com texto inédito de Jô Bilac, adaptado pela Cia dos Atores e pelo diretor Rodrigo Portella, a peça apresenta uma reflexão pertinente sobre as questões sociais e políticas contemporâneas, a partir das relações encontradas na natureza. A peça também marca os 30 anos de atividade do grupo carioca.

Como uma fábula, o texto traça paralelos entre a natureza e questões político-sociais da atualidade – evocando comportamentos coletivos e individuais revelados através de uma grande polifonia de diferentes insetos: cigarra, gafanhoto, barata, louva-a-deus, besouro, mariposa, borboleta, mosquito, cupim, mosca e formiga.

Perfil

Formada pelos atores Cesar Augusto, Gustavo Gasparani, Marcelo Olinto, Marcelo Valle, Susana Ribeiro e Bel Garcia (in memorian), a Cia. dos Atores comemora 30 anos de atividade ininterrupta em 2018, se tornando um dos grupos de maior tempo de trabalho no Rio de Janeiro. Já recebeu os principais prêmios do teatro brasileiro.

O 33º Festivale contou com apoio da Associação para Fomento da Arte e da Cultura (AFAC), Parque Vicentina Aranha, Sesi São Paulo/São José dos Campos, Fundo Social de Solidariedade e Jovem Pan.

Teatro Municipal
Rubião Júnior, 84 (3º piso) – Centro