Fundação Cultural Cassiano Ricardo


Maquete que estará exposta. Foto: Divulgação

Por meio de uma exposição fotográfica, que será aberta nesta terça-feira (7), na Casa de Cultura Chico Triste, na Vila Tesouro (região leste), a Fundação Cultural Cassiano Ricardo quer contar um pouco da história da estação ferroviária Martins Guimarães, localizada na estrada municipal de mesmo nome e bairro do espaço cultural. A exposição ficará aberta ao público até o dia 6 de setembro, podendo ser visitada de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 22h.

Batizada de ‘Memórias da Estação Martins Guimarães’, a exposição faz parte do Programa Memórias da Fundação Cultural e reúne 12 fotos (ampliadas no tamanho A3) tiradas ao longo do tempo por moradores locais, que configuram um registro histórico da estação. A mostra também contará com uma maquete da estação (no tamanho de 1:75), feita pelo arquiteto Robson do Nascimento Bernardo, que integra o programa.

História

A estação Martins Guimarães está localizada na Vila Tesouro e foi inaugurada em 1921. Quatro anos depois foi reconstruída em alvenaria. Seu nome homenageia o engenheiro José Francisco Martins Guimarães Filho, chefe de tráfego em 1892 e, posteriormente, chefe de linha e diretor.

A estação foi desativada em 1951 e em 2016 o prédio passou por um processo de restauração, concluído em 2017. Em 1996, pela Lei Municipal 4943, as quatro estações ferroviárias de São José dos Campos foram preservadas e passaram a ser reconhecidas como patrimônio cultural do município.

Programa Memórias

O Programa Memórias começou em 2010 e integra diversos projetos institucionais de memórias, a partir da perspectiva da preservação do patrimônio cultural. Os projetos são formados a partir da participação de moradores, tendo como principal objetivo a acessibilidade às memórias e a preservação das histórias relacionadas à formação dos bairros de São José dos Campos.

 

Casa de Cultura Chico Triste    

Rua Milton Cruz, s/ n° - Vila Tesouro    
(12) 3929-7559

Publicado em 06/08/2018

Programação



Links