Fundação Cultural Cassiano Ricardo


Saci, uma das figuras da exposição. Foto: Divulgação

Para comemorar o mês do folclore (agosto), a Fundação Cultural Cassiano Ricardo realiza, na Casa de Cultura Chico Triste, na Vila Tesouro (região leste), a exposição Vitrine Histórias de Assombração, com figuras feitas pelo núcleo familiar de Lili Figureira. A mostra é fruto de diversas pesquisas realizadas pelo núcleo familiar, que há muitos anos realiza trabalhos artísticos de temas culturais.

A exposição tem cerca de 15 figuras modeladas em argila e pintadas, no tamanho de 10cm x 15cm, representando diversas histórias folclóricas da região, como a ‘Mula sem Cabeça’, ‘Lobisomem’, ‘Saci’, ‘Sereia’, entre outras. Os trabalhos são acompanhados de um texto explicativo e estão expostos na recepção da casa de cultura e podem ser apreciados até o dia 31 de agosto.

Fátima Santos, idealizadora da exposição, é filha de Lili Figureira e está comprometida em continuar o legado da mãe, artesã conhecida na região e falecida em junho de 2015, aos 96 anos de idade. “O trabalho cultural de nossa família sempre caminhou junto com essas histórias, por isso aproveitamos o mês do folclore para divulgar a tradição e a arte dos figureiros”, conta.

 

Casa de Cultura Chico Triste   
Rua Milton Cruz, s/nº – Vila Tesouro    

(12) 3929-7559

Publicado em 30/07

Programação



Links