Fundação Cultural Cassiano Ricardo

A Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, e o Sesc São José dos Campos se unem para realizar, este mês, um evento de arte e cultura, o Muriqui em Festa – Festival de Arte na Rua. O festival acontece no distrito de São Francisco Xavier, nos dias 21 e 22 de julho, e integra as comemorações de aniversário dos 251 anos do município.

Na programação do evento estão previstas apresentações musicais, espetáculos de teatro e dança, arte visual e digital e performance, que serão realizadas no palco e também no formato de cortejo pelas ruas do distrito, propondo uma integração com o público.

O festival será aberto pela Orquestra Possível (formada no distrito) e também terá grupos convidados, como a Orleans Street Jazz Band, de São Paulo, e a Banda Bagunço, do Rio de Janeiro. As atividades são gratuitas e voltadas para todos os públicos.

Confira a programação

Dia 21 (sábado)
15h - Orquestra Possível (música) – abertura
15h - Live Painting (grafite), com Chorão, Mr. Peu e Rodrigo Pelé
15h30 - Quem voa é peixe (oficina), com Coletivo Laranja Azul
16h30 - Orleans Street Jazz Band (música)
17h45 - Banda Bagunço (música)
19h - Músicas para dançar, com Grupo Ôncalo (música)
18h - Suaveciclo, com VJ Suave (arte visual/digital)
20h30 - Pow Pow Pow – Bollywood Clown (performance musical)

Dia 22 (domingo)
10h - Oficina de bolha de balão gigante, com o Coletivo Circo no Quintal (performance)
11h - As Artes Malasartes, a viagem de Pedro Malasartes, com o grupo Janela Mágica (teatro)
14h - Tramaterra (intervenções de rua/dança), com o grupo Espaço E. Cia de Dança
15h - Orquestra Possível (música) – encerramento

Participantes

Orquestra Possível: Criada em 2014 no distrito de São Francisco Xavier, é formada por músicos voluntários, com regência de Daniel Gonçalves. Apresentará músicas brasileiras na abertura e encerramento do evento.

Orleans Street Jazz Band: Formada em São Paulo, em 2003, apresentará jazz tradicional e músicas brasileiras com releituras no estilo ‘dixieland’ (mistura da música africada e europeia, depois de 1900).

Banda Bagunço: Nasceu do encontro de músicos do Carnaval de rua do Rio de Janeiro. Apresentará improvisações passando por vários gêneros musicais brasileiros, somados ao estilo afro americano em fusão com o rock e o jazz.

Grupo Ôncalo: Criado em São Paulo, em 2011, apresentará ‘Músicas para Dançar’, resumo de outras apresentações do grupo em 2012 (Música Instrumental na Rua), 2014 (Tim Maia 70) e 2016 (Brasil Rock 80); além de canções inéditas.

Núcleo Janela Mágica: Grupo joseense formado em 2008, apresentará o espetáculo As Artes Malasartes, a viagem de Pedro Malasartes, que resolve conhecer o outro lado da vida e parte numa viagem ao além.

Espaço E. Cia de Dança: Formado em Lorena, em 2006, pela bailarina e coreógrafa Layla Mulinari, apresentará intervenções de rua que levam o nome de ‘Tramaterra’ (espetáculo de dança contemporânea).

Coletivo Laranja Azul: Grupo de São Paulo, que realizará uma oficina de confecção de ‘birutas’ (aparelho que indica direção dos ventos) em forma de peixe.

Coletivo Circo no Quintal: Grupo de São José dos Campos, realizará uma oficina de bolha de balão gigante, onde os participantes são convidados a confeccionar um brinquedo sustentável utilizando materiais recicláveis.

Live Painting: Com curadoria do artista Vespa, os artistas Chorão, Mr. Peu e Rodrigo Pelé farão uma live painting (grafite ao vivo) pelas ruas do distrito.

VJ Suave: Criada em 2010, a dupla formada pelos artistas Ceci Soloaga e Ygor Marotta, de São Paulo, especialistas em arte digital, utilizam um triciclo audiovisual (Suaveciclo) adaptado com projetor, computador, caixa de som e bateria, para fazer projeções em paredes, árvores e calçadas.

Pow Pow Pow: Bollywood Clown: Cristiane Paoli Quito, pesquisadora da linguagem do clown e da dança, se junta a um time de 11 palhaços para realizar uma performance musical unindo a dança indiana moderna e a maior indústria de cinema e televisão do mundo.

Fundação Cultural Cassiano Ricardo
Av. Olivo Gomes, 100 – Parque da Cidade – Santana
(12) 3924-7300

Sesc São José dos Campos
Av. Adhemar de Barros, 999 – Jardim São Dimas
(12) 3904-2000

Programação

 

 

Links