Apresentação 'Él Solo'. Foto; Divulgação

Em continuidade ao apoio dado a experimentos, exercícios e intercâmbios na área teatral, a Fundação Cultural Cassiano Ricardo preparou para julho mais uma programação no Centro de Estudos Teatrais (CET). O espaço está inserido ao Centro Cultural Clemente Gomes, que fica no Parque da Cidade, em Santana.

As apresentações previstas são abertas ao público e acontecerão aos sábados, às 21h, envolvendo quatro diferentes grupos/intérpretes (três nacionais e um colombiano). Os ingressos devem ser retirados no local, uma hora antes de cada apresentação.

Confira a programação

Dia 7: ‘Él Solo’ (drama), 14 anos

Criador e Intérprete: Carlos Ramírez – Colômbia

Sinopse: O processo criativo como desafio dinâmico e espiritual. O criador e intérprete colombiano Carlos Ramírez, atravessa diversos territórios dramáticos que se manifestam em corpo e gesto e que revelam o seu próprio mundo interior. Uma reflexão íntima, cômica, delirante e comovente sobre o ato criativo, a criatividade e a solidão como aspectos inerentes da condição humana.

Esta proposta cênica foi criada e estreada em 2004 e tem sido apresentada em importantes festivais e cenários da Costa Rica, Colômbia, Croácia e Brasil. É um exemplo do desenvolvimento da dramaturgia colombiana na inovação da linguagem teatral.

Dia 14: ‘O Halo’ (drama), 14 anos

Grupo: Cia na Boca – Jacareí

Sinopse: A experiência da protagonista desta aprendizagem é a narrativa de uma longa viagem ao mais profundo do seu ser, até alcançar a si mesma e a chegar à consciência total. Reclusa em sua casa, ela espera algo externo: um telefonema; alguém que bata a sua porta; uma carta; uma explosão ou que uma singela descoberta aconteça mudando o curso de sua vida.

Enquanto espera, ela desenha o seu labirinto nas reflexões e questionamentos sobre a vida, o tempo, a fé entre outros temas existenciais. Inspirado na obra de Clarisse Lispector ‘Uma aprendizagem – O livro dos prazeres’, o trabalho em questão convida o espectador a mergulhar no universo interior e, com isso, considerar a possibilidade de mudar.

Dia 21: ‘A Caravana dos Pássaros Errantes’ (comédia dramática), 10 anos

Grupo: Nômade

Sinopse: A peça reconta a história real de uma caravana cigana de passagem pelo Piauí em 1913, que depois de um desentendimento com um importante comerciante, uma volante policial é chamada para persegui-los. Os ciganos agora terão que fugir se quiserem manter sua liberdade, mas os que eles não esperavam é encontrar pelo caminho uma antiga lenda guardada por séculos.

Dia 28: O Mendigo (comédia), 14 anos

Grupo: Cia dos 7 Em Cena

Sinopse: Uma comédia que se inicia quando uma mulher de classe média se depara com um mendigo que a aborda na rua e revela ser seu ex-marido. O conflito aumenta entre os dois, revelando sentimentos, lembranças e assuntos mal resolvidos.

Centro de Estudos Teatrais (CET)

Av. Olivo Gomes, 100 – Parque da Cidade – Santana
(12) 3924-7300 / 7341